Vida nova para o ex-Atlântico Sul (G40)
Na foto do amigo Edson Lucas, o ex-Lloyd Atlântico, ex-Atlântico Sul (G40), sem os guindastes e com o indicativo visual apagado. Segundo Marcelo “Ostra”, editor do NMB, o navio foi comprado pela Norsul e vai se chamar Norsul Atlântico.
Ele foi adquirido pela MB em 2001 para ser convertido em Navio de Apoio Logístico (NavApLog), mas a novela acabou em 2005, com o navio no mesmo estado em que foi recebido.
Para conhecer mais sobre o ex-Atlântico Sul (G40), acesse o site do NGB, no portal do Poder Naval Online.
NOTA DO BLOG: Quando o presidente Lula reclamou que o Brasil não tinha um navio para transportar mantimentos a nações amigas, nossa Marinha acabou enviando o NDCC Mattoso Maia para realizar o serviço. Mas, como ocorreu numa missão anterior ao Haiti, o navio ficou sem os geradores de energia e permaneceu vários dias em Cuba aguardando técnicos para a solução do problema.
Enquanto nossas autoridades navais desejaram durante vários anos construir uma “Blue Water Navy” (Marinha de Águas Azuis), investindo em aviação de asa-fixa embarcada e submarino nuclear, descuidaram dos navios de apoio. Alguém já disse que a garantia de vitória numa guerra é a logística e, nesse caso, a Marinha do Brasil está devendo.