Um casal de náufragos franceses chega hoje a Natal depois de serem resgatados pela Força Aérea Brasileira. Eles foram localizados anteontem, em botes salva-vidas, a 260 km ao norte do arquipélago de Fernando de Noronha (PE) e cerca de de 550 km de Natal. O veleiro em que o viajavam, o “Marie Galante”, sofreu um alagamento.

Jean Claude Thebauct, 59 anos, e Lawrence Berthelot, 46, realizavam uma travessia de Cabo Verde com destino final em Fortaleza (CE). Segundo informações prestadas inicialmente pelos franceses, a embarcação em que viajavam chocou-se com algo, provocando uma entrada de água pela praça de maquinas, o que os obrigou a abandonar o veleiro, usando uma balsa salva-vidas, na manhã da quinta-feira passada, quando o “Marie Galante” já estava com muita água em seus porões.

Ao tomar conhecimento do fato através de pedido de socorro enviado pelos franceses, pouco depois do acidente, o Salvamar Nordeste (conjunto de unidades da Marinha voltado para resgates) assumiu a coordenação da operação de socorro, determinando ao Navio-Patrulha Grajau (P-40) que se dirigisse imediatamente até o local para prestar o socorro. A embarcação de resgate estava realizando Patrulha Naval na Amazônia Azul brasileira, a cerca de 420 quilômetros de distância do naufrágio.

A Força Aérea também foi acionada pelo Salvamar Nordeste, para confirmação do naufrágio. O resgate foi feito ontem, às 6h30. Segundo informações da Marinha, o intervalo entre o pedido de socorro e a chegada da equipe ao local se deu porque o navio Grajau era o que estava mais próximo. Foi tentado contato com embarcações civis, mas estavam mais distantes. Como a velocidade média da embarcação é de cerca de 20 km por hora, ocorreu a demora.

Os sobreviventes foram examinados pelo Oficial Médico do Navio, não sendo observados ferimentos. Juntamente com os náufragos, foi resgatado um pequeno cão e objetos pessoais que estavam no bote salva-vidas. Hoje, às 9h30, eles devem chegar à Base Aérea de Natal para que possam ser tomadas as providências para a volta ao seu país de origem.

FONTE: Tribuna do Norte

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments