Aspirantex-09 em Fortaleza
Um passeio entre canhões, helicópteros e motores de navio. Assim foi a tarde de domingo para uma multidão de pessoas que visitou o Porto do Mucuripe, com o intuito de conhecer cinco navios de guerra da Marinha do Brasil. Com câmeras na mão, os visitantes observaram curiosos cada compartimento, em alguns momentos sob um sol de rachar, até às 18hs. Atracadas em Fortaleza desde a quinta-feira, dia 15, as embarcações fazem parte do Grupo-Tarefa (GT) da Marinha, em águas do Nordeste do Brasil.
De nome “Aspirantex-09 na nossa Amazônia Azul”, a operação compreende a área marítima entre o Rio de Janeiro e Fortaleza e tem final previsto para o próximo dia 31. Ao Ceará, trouxe o Navio-Desembarque Doca Rio de Janeiro, as Fragatas, Liberal, Niterói e Defensora e o Navio-Tanque Gastão Motta. Além das tripulações dos navios, viajam 130 aspirantes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha, e 219 alunos do Centro de Instrução Graça Aranha, futuros oficiais da Marinha Mercante.
Entre os exercícios realizados, estão tiro real, operações anti-submarino, ações de superfície e defesa antiaérea, guerra eletrônica, transferência de carga e óleo no mar, além de outras atividades cujo objetivo é aproximar, ao máximo, o cenário de uma situação real de perigo. O GT é comandado pelo cearense Contra-Almirante José Aloysio de Melo Pinto, cujo navio-capitania é a Fragata Liberal.
Além dele, viaja no NDD Rio de Janeiro, o também cearense Vice-Almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer. Composto por oito navios e sete aeronaves da Marinha, o Grupo-Tarefa também passará por Natal (RN), Cabedelo (PB), Maceió (AL) e Salvador (BA), para onde as embarcações se dirigem a partir de hoje.
FONTE: Diario do Nordeste