Todos serão construídos em estaleiros no Brasil

Em meio a críticas do Palácio do Planalto sobre as 1.300 demissões realizadas no ano passado, a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, anunciou nesta quinta-feira que vai encomendar 49 embarcações a estaleiros nacionais e gerar 2.370 empregos diretos e indiretos.

A empresa informou em comunicado que a encomenda tem por objetivo a construção de 15 novos rebocadores (embarcações que auxiliam nas operações de manobra dos navios) e dois comboios fluviais (32 barcaças e dois empurradores no total).
“Com as encomendas, a Vale pretende atender ao crescimento da demanda pelos serviços da Logística nos próximos anos”, disse a companhia.

Segundo a Vale, o aumento da demanda estaria em parte relacionada à entrada em operação do Píer 4, em Ponta da Madeira (MA), em 2011.

Os rebocadores, voltados principalmente para o transporte de minério de ferro, serão adicionados à frota atual, hoje com 14 embarcações depois da companhia ter optado por vender parte da frota de navios da Docenave, empresa de navegação da Vale, no início desta década.

Onze rebocadores serão construídos no estaleiro Detroit, em Navegantes(SC) e outros quatro em Aracaju(SE), no estaleiro Santa Cruz.
“Somente com a construção dessas embarcações serão gerados 1.530 novos empregos, entre diretos e indiretos”, destacou a Vale.

Os rebocadores custarão R$ 276,3 milhões e vão operar no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, e no Complexo de Tubarão, no Espírito Santo. A primeira entrega está prevista para este ano e os demais rebocadores serão entregues até 2011.

As 32 barcaças e os dois empurradores custarão R$ 122,3 milhões e serão construídos no estaleiro Rio-Maguari, em Belém (PA). Essa frota irá atender à mina de Urucum, em Corumbá (MS), transportando minério na rota Brasil-Paraguai e Brasil-Argentina, disse a Vale.

“Esta encomenda vai gerar 600 empregos diretos, podendo chegar a 700 no pico da construção, além de outros 140 empregos indiretos”, destacou novamente a mineradora.

Segundo notas na imprensa brasileira, o presidente da Vale, Roger Agnelli, teria um encontro nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o que não foi confirmado pela assessoria da Vale, que afirmou não divulgar a agenda de Agnelli.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yoda

Parabéns pela decisão da Vale e principalmente pela descentralização dos negócios, com SC, SE e PA sendo mobilizados em prol da engenharia naval. Basta de concentração no eixo RJ-SP !

Edilson

ótima notícia, que seja daqui por diante mais uma de muitas

Marcelo Ostra

Tsc Tsc … navio que é bom nada ….

Enquanto isso ela tem tres navios brasileiros de bandeira libeeriana e uma grana preta em navios afretados …

La vem outra balela igua a da petrobras …

No transporte maritimo isso nao acrescenta nada

MO

jsilva

Eu estava começando a escrever um comentario hoje mais cedo mas acabei deixando pra la.

Agora até barcaça fluvial virou navio.

RL

Isso ai…

Somente MADE IN BRAZIL….esta mais do que certo.

Nelson Lima

Ué, se eles estão comprando navios, porque estão demitindo funcionários pra cortar despesas?

Marcelo Ostra

Navios, aonde ????

MO

Erik

Essa tal de Vale é maior enganaçao, desde que foi doada, so fez bobagens, vendeu a preço de banana seus ótimos navios, nao encomendou nenhum navio nunca mais, alias a saudosa Docenave criada em 1962 so existe agora no papel, pois como o Marcelo comentou seus unicos 3 navios remanescentes sao de bandeira Liberiana, e nao mais possuem tripulaçao brasileira, quanto aos rebocadores ela so possui alguns, a parte de container ela desmembrou criando a Log In logística, que nada tem haver com Vale. E essa enganaçao de empurrador, e barcaça, isso nao sao navios, nao exigem tripulaçao completa, e… Read more »

Marcelo Ostra

Fala Erik, bom te ver por aqui meu

Pessoal, pra quem gossta dos mercantes (como eu) sugiro ver o excelente blog do nosso amigo Erik

http://naviosnoportodevitoriaes.blogspot.com/

Não sabiaque o Cape, o Bay e o River não estavam mais com guarnição brasileira, pois eles são liberianos desde sua entrega, mas sempre (ou até então) com guarnição brasileira

Vc sabe que está guarnecendo eles ?, afnal eles vão as vezes ai no seu quintal (Tubarão)

Abs
MO

[…] e dois comboios fluviais (32 barcaças e dois empurradores no total). … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]