A Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras, divulgou no dia 22 de janeiro (quinta-feira), o resultado da análise técnica das propostas para a construção de navios que integram a segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Os estaleiros Eisa (RJ), Mauá (RJ) e Atlântico Sul (PE), que concorreram nos lotes 1, 2 e 3, tiveram aprovadas as propostas técnicas apresentadas à Transpetro. O lote 4 terá o resultado divulgado em data a ser fixada, pois os estudos técnicos indicaram a necessidade de novas diligências.

As propostas financeiras dos estaleiros para os lotes 1, 2 e 3 também foram abertas nesta data e serão avaliadas pela Transpetro. O resultado desta análise assim como dos vencedores de cada lote será divulgado posteriormente.

As propostas para a construção de quatro bunkers e três gaseiros previstos nesta segunda fase ainda não tem data estipulada. O prazo para estes sete navios havia sido prorrogado a fim de permitir que os estaleiros sediados em Santa Catarina, estado atingido por enchentes e desabamentos, pudessem concorrer. O estado sedia potenciais ofertantes na construção de bunkers e gaseiros.

Segundo o presidente da Transpetro, Sergio Machado, o resultado das propostas técnicas e a análise das ofertas financeiras são mais um passo importante para a recuperação da indústria naval e demonstra a confiança do setor na continuidade dos investimentos em infra-estrutura e logística no País. “Temos as duas ferramentas mais importantes neste momento. Uma é a demanda de longo prazo, que não vai ser afetada pela crise. A outra, que no mundo de hoje é mais fundamental ainda, é o financiamento garantido. O Fundo de Marinha Mercante vai assegurar a sustentabilidade do programa”.

Assim como no Promef I, Machado destacou a importância de ter preços competitivos. “Não vamos de forma alguma contratar a qualquer preço. Temos que aproveitar o momento favorável para o País. Temos a demanda e o crédito, que é o mais difícil em meio à crise. É como ter o carro e a gasolina, a hora é de colocar para rodar”.

As propostas técnicas qualificadas para os lotes do Promef II foram: .Lote 1 – quatro navios Suezmax com posicionamento dinâmico (Atlântico Sul e Eisa) | .Lote 2 – três navios Aframax com posicionamento dinâmico (Atlântico Sul e Eisa) | .Lote 3 – três navios de produtos claros (Mauá).

Proposta técnica ainda em análise: . Lote 4 – cinco navios de produtos (três de produtos claros e dois de escuros): concorrem os estaleiros Rio Nave (RJ) e Mauá (RJ)

Em entrevista, o presidente da Transpetro, Sergio Machado, ainda descartou efeitos da crise financeira internacional, conjuntural, sobre o Promef II, que atende a necessidades estruturais do País: “Estamos fazendo um programa de navios para serem entregues em quatro anos. O mundo vai se reestruturar. Estamos pensando em infra-estrutura no longo prazo.”

“O Brasil já é a quinta maior carteira de petroleiros do mundo, considerado um grande player da indústria naval, tanto que a Sansung continua com muito interesse no setor brasileiro”, entre outras empresas, que Machado prefere não revelar.

“O Brasil está caminhando para ter uma Marinha Mercante robusta, com isso, tornar um país potente e competitivo”, frisa Sergio Machado.

Neste momento de crescimento do setor ele sugere que os empresários e fornecedores fiquem atentos às oportunidades do setor – além de fomentar a indústria de navipeças, seja pensado também na expansão e modernização dos estaleiros de reparos, para atender o segmento não somente neste momento, mas nos próximos promissores anos,-conclui, para o Canal da Indústria Naval, do Portal Fator Brasil.

FONTE: www.revistafatorbrasil.com.br

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