O comando da Marinha do Brasil esclareceu ontem (20/01) que a escolha da
Odebrecht como sócia do projeto de construção dos submarinos
foi feita
exclusivamente pela empresa francesa DCNS. “Apesar de solicitada, a MB
recusou-se, sequer, a indicar as empresas possíveis, haja vista que
qualquer indicação seria inevitavelmente uma fonte de controvérsias
futuras”, afirma nota enviada ao Estado.

O “problema”, diz o texto, ficou a cargo da DCNS. A Marinha também
informou que, para a operação do estaleiro, será constituída uma
Sociedade de Propósito Específico (SPE), com 50% das cotas sob
controle da Odebrecht, 49% com a DCNS e 1% com a Marinha do Brasil. A
participação do governo federal brasileiro, contudo, será mais que
simbólica, pois terá direito de veto em questões estratégicas, como
ocorre na Embraer desde sua privatização. Não fica claro se esta é a
mesma sociedade referida pela DCNS, cujo controle majoritário, segundo
disse ao Estado o porta-voz da própria empresa, ficará com os
franceses. Para operar o estaleiro não haverá joint venture, diz a
nota da Marinha.

FONTE: O Estado de S. Paulo

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patriota

A AGORA VAMOS VER SE O QUE O RAFAEL CORREIA DISSE É VERDADE
SOBRE A ODEBRECHT E VERDADE REZEM PARA QUE NÃO SEJA

Mauro Lima

99% nas mãos de terceiros, e 1% nas mãos dos principais interessados… não me soa nada bem… não importa o que eles digam!!!

Douglas

Depois desse anúncio, o Sr. Odebrecht defendeu em reunião de empresários prolongar o mandato do Lula……. conincidência…
A nota da MB foi meio assim: “Olha, tirem o nosso da reta, não temos nada haver com isso”

A situação será similar ao dos EC 725.

Os franceses embolsam um bom lucro com loas e promessas de transferência de tecnologia.

vamos tocar o barco, pois se essa obra não sair, o Brasil periga aposentar os IKL sem ter os scorpene para subsituí-los.

Dunga

Isto está me cheirando MAL, pois é a Marinha do Brasil que deve determinar quem faz o quê.
Isto ja está claro que é mais uma aplicação de um certo partido politico associado a uma certa empresa para desviar a verba do País para as eleições de 2010. Certamente a ultima interessada será a Marinha e a politica de Defesa nacional.

Dunga

Vamos torcer para que o NOME da Marinha do Brasil junto com todos os administradores da Marinha que são honestos e respeitam a Marinha por suas tradições seculares, não fiquem maculados com este OPORTUNISMO DE UM PARTIDO POLITICO que estará usando o seu nome para fazer os tais submarinos…

Dunga

A coisa esta “fedida” por que não foram feitas (a Marinha não participa de nenhuma etapa de nada) as LICITAÇÃOES DE CAPACITAÇÃO TECNICA para as construções do estaleiro , da base naval e dos submarinos (esta por parte de uma determinanda construtora…

Francisco AMX

A Marinha se esquivou bem dessa, quero ver a FAB com o FX-2…..

João-Curitiba

Não estou entendendo tanto pessimismo. O governo brasileiro assina com o governo francês um contrato para o fornecimento de submarinos, o que será feito pela DCNS. Esta DCNS vai precisar de uma empresa daqui para obras de infraestrutura e afins. Pede à MB que indique uma. Esta declina, por razões éticas. Então a DCNS escolhe a Odebrecht. Assim como poderia ter sido qualquer outra, como a Camargo Correia, OAS, Queiros Galvão, C R Almeida, etc… Não poderia ter sido também alguma francesa ou pelo menos européia?
Acredito que qualquer que fosse a escolha, haveria críticas.
Pensamento positivo, pessoal.
Abraços

André

Depois da declaração do dono da Odebrecht, defendendo mais um mandato para o presidente, por conta da atual crise econômica, fica difícil acreditar nessa livre escolha de tal construtora pelos franceses. Como bem disse o colega Douglas, a nota da MB foi mesmo para tirar o dela da reta, algo como “me incluam fora dessa”.
Sds a todos.

Douglas

Vejo o texto da MB como uma forma de se isentar pois usa a expressão “problema”, como se uma contratação passasse a ser “problema”. A questão é política mesmo e a MB quer marcar posição. Ela não criticou a escolha da Odebrecht, por outro lado, esclarece que não tem qualquer responsabilidade sobre esse tema. Espero que o sub saia. reparem que há uma noticia de que o primeiro Scorpene será construido na frança. Quer dizer, recuamos em construção naval, abandonando os IKL que poderiam ser contruídos aqui tudo em prol da tal promessa do casco para o subnuc. Retornamos quase… Read more »

Ulisses

João Curitiba,isto eu estou cansado de ver e aturar,só para se ter uma idéia quando um amigo do blog(qual não revelarei o nome)disse uma vez que o MSS1.2 não sairia do papel e eu não falei nada,mas se passou 1 ou 2 semanas e tal arma tinha saido.Vai ser a mesma coisa,quando tudo começar a ser concluído eles ou desaparecem,ou mudam de assunto,ou diz”eu acreditei!”.

Um forte abraço.

marujo

Se a MB compra Scorpéne, tá ruim, porque os IKLs são melhores. Se tivesse comprado IKL-214, o ideal seriam os Scoprenes, porque a tecnologia francesa é melhor e o barco agrega soluções antes empregadas em submarinos nucleares. Se a empresa francesa escolhe uma nacional para associar (aparentemente sem nenhuma interferência pública) continua ruim do mesmo jeito. Aposto que quando sair a decisão sobre as novas escoltas, as melhores, com certeza, é as que não serão escolhidas.É preciso acreditar, o mínimo que seja, na competência e na honestidade de que tem o poder de decisão nas mãos. Ou seja, do País… Read more »

Julio

Caros colegas, torço para que a Odebrecht realmente tenha intenção de trabalhar de forma honesta e construindo submarinos dentro dos padrões esperados pela Marinha. Mas, vejo esse contrato como uma gentileza do Governo PT a Odebrecht que foi escurraçada do Equador e ficou quieta. Coincidência ou não a Odebrecht é que tem sido mais beneficiada pelas licitações do Governo Lula….e o presidente do grupo vem defender o terceiro mandato do Lula…pois é…acho que os nossos submarinos vão patrocinar o caixa 2 do PT…será que estou errado? espero que sim.

gaspar

a Marinha possui algum departamento de engenharia de obras como o Exercito ??
Se sim, acho que seria uma otima ideia utiliza-los…
Se não, passaria essa obra para o Exercito, pois la tem conhecimentos de sobra, otimos engenheiros… seria um otima oportunidade de demonstrar que o nosso Exercito tem capacidade de construir um estaleiro/base naval e…
seria possivel utilizar a mão de obra dos engenheiros das tres Forças juntas para essa obra ???
Seia uma grande conquista para a Forca.

Marcos

Caro Gaspar:

Nesse “imbroglio” da escolha dos novos submarinos da Marinha, discussões “mil”, só faltava a arma de engenharia do Exército construi-los!Imagina a infinidade de postagens!

PS. Brincadeira, entendi a tua idéia, mas não pude resistir à piada.

Um abraço a todos

Marcos

João-Curitiba

Gaspar

Esta tua idéia é excelente. Porém, a MB deveria ter apontado o EB quando a DCNS pediu que ela indicasse alguém. Agora é tarde.

Abraços

Roberto CR

Tenho arrepios cada vez que vejo o nome da Odebrecht em licitações. Pra quem já tem mais de 40 anos, e prestou atenção nas trapalhadas dos governos militares até o de Itamar Franco, esta escolha traz péssimas lembranças. Esta empresa junto com Camargo Correia, OAS, Queiros Galvão, C R Almeida entre outras, promoveram todo tipo de trem da alegria em operações até hoje não esclarecidas. O pior é que ela já trabalhou nos EUA e não houve problemas do tipo “acusação por tentativa de suborno” ou “manipulação de licitações” como ocorria por aqui. Construíram boa parte da malha viária do… Read more »

Tomás

O Brasil passou muito tempo completamente vulnerável, com nossas forças armadas em ruínas e caminhando para a extinção. Há agora uma clara consciência de que é absolutamente necessário que nos armemos de maneira firme, moderna e poderosa. E o mais rápido possível. Projetos, propostas, criatividade e determinação patriótica, é isso de que precisamos. Trabalho duro no empenho de tarefas quase sobrehumanas, basta que olhemos detidamente nossa geografia. Confiemos em nossos oficiais superiores. Deixemos as arengas políticas para os políticos.