Marinha do Brasil atua no resgate a desabrigados
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º Distrito Naval, ontem (29/1) foi prestar apoio no resgate dos desabrigados que tiveram suas residências inundadas pelas águas do Canal São Gonçalo na localidade do Capão do Leão. O mau tempo, com fortes chuvas e ventos de aproximadamente 100 km por hora, interrompeu estradas na Região Sul do Estado, impedindo, inclusive, o acesso à Capital pela BR-116, e deixando várias famílias desabrigadas, sem luz e abastecimento de água.
A Marinha iniciou seu apoio à Defesa Civil na manhã de ontem, quando foi solicitada pelo Batalhão da Brigada Militar do Rio Grande e Pelotas, para ajudar no resgate de aproximadamente 30 pessoas que se refugiaram nos telhados das suas residências. Dois caminhões e um jipe do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande com um contingente de 16 militares, incluindo um enfermeiro, deslocaram-se para o Capão do Leão, transportando material de apoio e três botes infláveis da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul.
Por volta das 9h, uma aeronave do Esquadrão de Helicópteros HU-5 decolou em direção ao local, mas em razão das condições meteorológicas desfavoráveis, teve que regressar. Segundo a Marinha, a chuva no Estado foi provocada por uma zona de baixa pressão atmosférica formada próximo à costa gaúcha, fenômeno pelo qual o ar sobe mais facilmente e, ao ganhar altitude, condensa a umidade, dando origem à nebulosidade e favorecendo as fortes rajadas de vento.
FONTE: Jornal Agora