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A aeronave, que é operada de forma conjunta a partir de terra e dos Navios-Aeródromo da Marinha Real (RN), ganha fôlego de 10 anos com novo contrato para os motores Pegasus

Falando em aviação embarcada, a Marinha Real Britânica (Royal Navy) deverá contar com os Harrier operando nos convoos de seus NAes por, pelo menos, mais uma década. No último dia 28, foi noticiada pela Real Força Aérea (RAF) a assinatura de um contrato, junto à Rolls Royce,  de manutenção dos motores  Pegasus que equipam os aviões. O valor divulgado é de 198 milhões de libras. Os trabalhos mais pesados de manutenção serão realizados na planta da Rolls Royce em Ansty, Leicestershire.

O Harrier GR9A, que vem incorporando novas armas ao seu inventário, como as Paveway IV, é operado de forma conjunta pela RAF e pela RN na chamada “Joint Force Harrier”. No Reino Unido, as aeronaves estão alocadas a duas bases da RAF: Cottesmore, em Rutland, e Wittering em Cambridgeshire. Nesta última, está prevista a realização de alguns dos trabalhos de manutenção referentes ao novo contrato. Os motores Pegasus que equipam as aeronaves receberam modernizações para operarem com mais fôlego em condições extremas, como as da campanha do Afeganistão.

Fonte e foto (C. Wood): RAF

Nota do Blog: recentemente, circulou a notícia de que a aposentadoria da aeronave poderia chegar antes de 10 anos. O contrato noticiado agora parece afastar esse fantasma que preocupava principalmente a RN. Para ler essa notícia anterior, que também trata da incorporação da Paveway IV ao arsenal do Harrier GR9A, clique aqui.

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