A Coreia do Sul permanece no topo no ranking da construção naval mundial. Os dados são do centro de pesquisa londrino Clarkson Plc e leva em conta novas encomendas e o volume de navios construídos. A informação é relativa ao ano de 2008.
As novas encomendas que a Coreia recebeu, no ano passado, somam 17,5 milhões de toneladas brutas, ou 41,1% do total de todas as encomendas efetuadas no mundo no ano passado. A Coreia está em posição de liderança desde 2003.
O segundo país do ranking é a China, que ultrapassou os japoneses. As encomendas a estaleiros chineses totalizaram, em 2008, 14,9 milhões de toneladas.
A soma de todas as encomendas em backlog na Coreia, no ano passado, totalizam 67,7 milhões CGTs. Isto significa quase 35 por cento do total de encomendas em backlog no mundo. A China também ficou com o segundo lugar no número de encomendas em backlog, com 60,73 milhões CGTs.
Apesar de manter a liderança, a Coreia também sentiu a crise econômica. Na indústria naval global, as novas encomendas foram reduzidas em 52% no ano passado. Na Coreia a redução foi de 47%.

FONTE: Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments