Desativado o USS Kitty Hawk, último NAe convencional da US Navy
Cerca de 2.000 pessoas participaram da cerimônia de desativação do navio-aeródromo USS Kitty Hawk (CV-63), em Bremerton, WA, no dia 31 de janeiro. Entre os presentes, ex-membros da tripulação, amigos e familiares fizeram sua última homenagem ao navio de 47 anos de idade.
O USS Kitty Hawk, último de propulsão convencional da US Navy, juntamente com seus três irmãos Constellation (CV-64) (1961–2003), America (CV-66) (1965–1996) e John F. Kennedy (CV-67) (1967–2007), foi uma evolução da classe “Forrestal”, que inaugurou a classe dos supercarriers da era do jato.
Ele foi incorporado em 1961, ao custo de construção de US$ 265 milhões da época. Foi batizado em homenagem à cidada da Carolina do Norte onde nasceu a aviação nos EUA.
O navio foi originalmente baseado em San Diego, antes de ser transferido para o Japão, em 1998, como único NAe com base permanente fora dos EUA, no lugar do USS Independence, que também agora está desativado em Bremerton.
O Kitty Hawk chegou a Bremerton em setembro, a fim de se preparar para a desativação.
Durante décadas, suas aeronaves foram lançadas em combate no Vietnã, Somália, Iraque e Afeganistão. O navio, como seus irmãos, era uma pequena cidade flutuante, tripulado por 2.800 militares, que chegavam a 5.300, quando sua ala estava a bordo.
NOTA do BLOG: Logo após de suas provas de mar no Atlântico, no seu início de sua carreira, o Kitty Hawk deixou Norfolk em 11 de Agosto de 1961, ficando algum tempo no Rio de Janeiro, onde recebeu a visita do nosso Ministro da Marinha, para uma demonstração de exercícios no mar, com cinco destróieres brasileiros. Depois, o navio prosseguiu para o Chile e Peru, antes de apresentar-se em San Diego.