FAB teria comprado mísseis antinavio Harpoon para equipar seus P-3AM Orion

46

harpoon_agm-84_launch_from_p-3c_lg

Segundo a revista ASAS, a FAB comprou dos EUA um lote de mísseis antinavio Boeing AGM-84 Harpoon, para equipar a sua futura frota de aeronaves de patrulha Lockheed P-3AM Orion, cujo primeiros exemplares modernizados devem ser entregues no final deste ano para a FAB, para serem operados pelo 1°/7° GAv “Esquadrão Orungan”, sediado na Base Aérea de Salvador.
Não há informações sobre a quantidade de mísseis adquiridos. No foto acima, um Orion da US Navy lança um Harpoon. Na foto abaixo, o míssil ATM-84 (versão de manejo) na asa de um P-3.

harpoon

NOTA do BLOG: Similar ao Exocet francês usado pela MB, o Harpoon americano é movido por uma pequena turbina a jato. Ele tem um alcance de cerca de 150km e leva uma ogiva de 250kg.
Se  a notícia for mesmo verdadeira, será a primeira vez que o Brasil terá um míssil antinavio lançado de aeronave de asa-fixa, ou seja, com mais de 25 anos de atraso em relação à Argentina, que na Guerra das Malvinas, usou o Exocet vetorado por jatos Super Étendard, contra navios da Royal Navy.

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments