Operação Aérea no NAe – Lançamento
Antes de se iniciar qualquer atividade aérea, o convoo é cuidadosamente examinado a procura de qualquer objeto que possa causar DOE (Danos por Objeto Estranho).
Começa a movimentação das aeronaves do hangar para o convoo, utilizando os elevadores. Já no convés, serão abastecidas, armadas e guarnecida(s) por sua(s) tripulação(ões).
O NAe inicia manobra para aproar na direção do vento.
O helicóptero que irá realizar a guarda das aeronaves (Pedro), se posiciona a boreste do NAe, pois em caso de queda no mar, esta aeronave resgata a tripulação em poucos minutos.
Uma operação milimétrica é realizada para que a aeronave esteja na posição correta, para a perfeita instalação dos cabos na aeronave e na catapulta.
Após se certificarem que está tudo preso corretamente, fazem a verificação final e liberam a aeronave para o orientador.
Os defletores de jato se erguem do convoo, indicando que a aeronave está pronta, aguardando a liberação.
O orientador de lançamento levanta a bandeira verde, indicando ao piloto para dar “Full Throttle” (Potência máxima), em seguida abaixa a bandeira, ordenando o lançamento ao operador da catapulta.
A aeronave é lançada atingindo 150 nós em poucos segundos e logo após lançado, o piloto assume o controle para interceptar o seu objetivo.
A característica nuvem de vapor indica o lançamento da aeronave e a tripulação já se posiciona para realizar uma nova catapultagem.
NOTA do BLOG: Os procedimentos descritos acima, são os realizados pela Marine Nationale (Marinha Francesa) e basicamente são os mesmos adotados nas marinhas que possuem NAes.
Na MB não é diferente, porém usamos as características adotadas na US Navy, pois quando do início das operações dos AF-1/1A no NAel Minas Gerais, o pessoal contratado para treinar a tripulação do NAel e do VF-1 era composta por militares reformados da US Navy.
O “Pedro” é realizado por uma aeronave UH-12 Esquilo, do Esquadrão HU-1, equipado com o hoist (guincho), flutuadores de emergência e também é guarnecida com um mergulhador.