Ticonderoga encalhado
O cruzador americano USS Port Royal, da classe “Ticonderoga”, encontra-se encalhado desde ontem a meia milha do Aeroporto Internacional de Honolulu, no Havaí, perto de sua Base de Pearl Harbor.
Várias tentativas para remover o cruzador falharam. Sexta-feira à noite, a Marinha disse que o potencial de danos ambientais é reduzido. O navio de US$ 1 bilhão está preso em um recife raso, com pedras e areia.
Um navio para recuperação de óleo foi posicionado atrás do Port Royal, por medida de precaução; o local é tão raso que é possível ver o fundo.
O cruzador tinha acabado de sair de um período de reparos, e estava a caminho de suas provas de mar. O encalhe ocorreu no momento de transferência de pessoal para terra, por pequenas embarcações. A Marinha espera uma maré alta para fazer flutuar o cruzador de 9.000t e liberá-lo do fundo.
A causa do incidente está sob investigação, mas o encalhe altamente visível é um embaraço para a Marinha, que não toma tais incidentes levianamente. Algumas vezes um encalhe como esse pode significar o fim de carreira para um comandante.
Este comandante jah era.
Ninguém vai falar mais nada? Se fosse com um navio brasileiro….
É, nem sempre a maior Marinha do mundo é a “melhor” rsss
Essa situação me fez lembrar a frase de um almirante para o comandante do USS Nimitz, no filme “Nimitz volta ao inferno”, quando o navio volta do túnel do tempo, que o fez sumir do Pacífico por alguns dias: “QUE MARINHA É ESSA?”
João-Curitiba, concordo com vc, se fosse a MB, já teria uns 30 comentarios metendo o pau… Isso prova que todos fazem cagadas de vez em quando
Isso kd os criticadores de plantão? a nossa (NOSSA MESMO) é boa so é apenas 3 veses menor do que deveria ser, mas é pequena e boa é claro, temos bons navios, pena que são poucos. também sei que têm muita gente que vestir com alegria a camisa da Nação (Viva o Brasil,
Glória a Deus nas alturas e um País soberano.
Se consiguirem desencalhá-lo, provavelmente terá que retornar para o dique, para eventuais novos reparos.
O comandante deve estar bufando, até porque pode estar dando adeus à sua carreira.
Vacilos desses são imperdoáveis em qualquer marinha que se preze.
Uma diferença é que nos países desenvolvidos, as coisas ficam às claras, as punições rolam (inclusive com rebaixamentos e multas em espécie) e os incidentes viram estudos de caso p/ que não se repitam. Em outras marinhas, rola o abafa, quase nunca alguém é punido e lições deixam de ser aprendidas.
Alguém já viu publicamente algum relatório oficial sobre o que realmente aconteceu – p/ ficar em um só exemplo – na colisão do CT Sergipe e o Eugênio C em 84?
Ficou feio para esse comandante. Concordo que sua carreira foi pro beléléu.
O MD-82, indiferente ao ocorrido, decola para mais um voo de carreira. O Comandante deste terá uma vida profissional mais longa,rs,rs,rs.
abraços.
O comandante e a equipe de navegação desta embarcação estão literalmente eliminados da carreira militar. Queria saber o que aconteceu com o comandante de um de nossos navios de apoio (acho que do Matoso..) que perdeu todo o material do EB entre a costa do RJ e ES por falta de estaiamento adequado dos veículos (temporal) quando se dirigiam para o Haiti? Foi promovido?
Sds,
Henrique,
Isso realmente ocorreu??????? nunca fiquei sabendo de algo assim…..
Quem tava no leme c… geral!!!!!
marcelo se o marinheiro tava no leme ele nao c… e se morreu afogado.
Com os equipamentos que tem a bordo é incrível que possa a contecer isto, não haveria a menor possibilidade de acontecer isto se considerar-mos uma navegação com condições normais de instrumentação, ocorreu alguma anormalidade ou até uma uma imperícia com alguns equipamentos desligados.
Segundo fontes “oficiosas” sim, com navio à matroca e tudo. Um colega militar que posta no Blog DefesaBR também confirmou! Segue os comentários dele: … “Houve, no ano passado, um acidente sem vitimas na marinha… Por idiotice, falta de verba ou, pior, conhecimento, o comandante do Matoso Maia (nosso NDCC) não pagou para verificarem como deveria ser distribuida uma carga, para o Haiti, no convés do navio… Resultado: ainda ao largo da costa do Rio de Janeiro (ele não chegou à costa do estado do Espirito Santo!), a embracação pegou uma tempestade de arrepiar os cabelos. Ambulancias, conteineres, caminhões, onibus… Read more »
Hentique
Aparentemente ele deve ter se referido ao Imto., ele que é resposável pela estivagem da carga a bordo
Alias ja tinha feito um comentario que no seria nada satiisfatorio o dia que um de nosso transportes carregassem uma boa parcela de carga em relção a estivagem, por falta de pratica
MO
O navio nao se encontrva parado, realizando troca de tripulação ?
MO
Bom
Infelizmente pra quem vibrou com o tico encalhado e fala que se fosse a MB e cla bla bla … deve ler alguma coisa sobre
Fraterno, Port Au Prince, Ary Parreiras, Forte de Coimbra, Havana, Eugenio C., Almte Alvaro Alberto, Ipiranga, NDCC´s
Aqui acontece a torto de direito …
Poderia contar um monte, aqui em Santos mesmo, quem trabalha com navios e tem acesso a comunicação VHF que o diga, e claro, quem quizer que acredite … ou não
Mas saber desta coisas neh …
MO
Complementando o meu coment acima
Não que ache legal acontecer isto tudo com a MB, mas tamem crer que (conforme postados por alguns, colocar em um patamar que não estamos) ai tambem nao
Desburocratização das manobras e fainas, eficiencia e profissionalismo, espero o que ocorra e que não haja mais Mattosos ou Port Royal´s
MO
Já aconteceu por aqui também coisa parecida… não lembro se foi com a minha fragata mesmo (quem dera!… que fosse minha!) mas o comandante cismou de sair de Buenos Aires sem ajuda dos rebocadores… e lá venta pra KCT. Ele afastou bem a proa, para quando desse máquina adiate naturalmente a popa se afastasse naturalmente… não deu certo… não sei se foi só o vento, ou se havia corrente forte também… mas a popa foi “rasgando” a lateral no cais… Felizmente foi algo simples de resolver… e eu achei válida a tentativa.. nem sempre dá pra ficar esperando um rebocador… Read more »
Cinquini, para mim é a maior e a melhor sim. A diferença é que eles botam o @#$%@#% de todos na reta, não ficam protegendo ninguém e se algum figurão fizer isto, corre o risco de mais dia menos dia a mascara dele cair também. Como bem lembrou o Farragut isso tudo ainda acaba servindo para alimentar a cultura de lições apreendidas, que eles levam muito a serie. Acho que podemos apreender mais com os erros do que com os acertos óbvios. Aqui mesmo, Santos, alguns anos depois do caso Sergipe/Eugenio, o primeiro, salvo falha de memória, em uma manobra… Read more »
O que está acontecendo com a formação de pessoal na US Navy? Já ocorreram recentemente o afastamento de comandantes e agora mais essa! Acho que deveriamos nos oferecer para formar o pessoal deles! hauhauahuahau
JSilva,
Por mais que eu acha que o cinquini nao tenha dito aquilo por mal, eu concordo com voce absolutamente! Realmente nao tenho nada a acrecentar ao seu comentario!
Semper Fidelis!
Nao sei se é lenda ou nao…mas quanto a maior e melhor marinha do mundo…li que um oficial britanico, no final da Segunda Guerra embarcou em um navio americano e foi recepcionado da seguinte forma:
Como vai a segunda maior marinha do mundo?
E o ingles teria respondido: bem…e como vai a segunda MELHOR marinha do mundo?
Bom…na epoca até poderia fazer sentido, mas lamento ver no que a marinha britanica transformou-se hj em dia.
abraços
Marine e JSilva, também concordo com vcs. Também acho a US Navy a mais bem equipada e a mais bem preparada de todas as marinhas de guerra atuais. Mas só pra entrar na discussão feita em cima do comentário do Cinquini, acho que ele quis dizer que mesmo sendo a maior e melhor, ela não é infalível, não é a prova de erros, não é indestrutível etc. Acho que foi mais nesse sentido o comentário dele. Mais ou menos como o Marine já falou a respeito. Eu conheço o Cinquini, ele não tem nada de ufanista e nem de ingênuo.… Read more »
Se fosse no Brasil, o Comandante do navio não encerraria a carreira, pois o corporativismo chega a ser absurdo e imoral e por isso que eles não permitem que tal informação chegue ao público, e a vida de Lordes as custas do dinheiro público senpre continuará.
Finalmente, depois de três dias conseguiram desencalhar o navio.
O comandante estava desde outubro de 08 no comando…carreira bem curta essa…:-(
Marine,
Não levei o comentário do Cinquini a mal, apenas aproveitei a deixa para dar minha opinião. Também não quis dizer que a Marinha dos EUA é infalível, ninguém é. O Cinquini foi feliz na colocação e abriu a oportunidade para seguirem outros comentários como o meu.
Coloquei o meu comentário apenas por não compartilhar dessa empolgação típica em todos nós brasileiros de ver os outros se @#%@%@
“Carro que fica na garagem nunca quebra”
…..Ou porque não sai dela ou porque já esta quebrado.
😉
Agradeço ao apoio das “tropas amigas” que saíram em minha defesa 😀
Bom, quem me conhece sabe que sou brincalhão e o meu comentário foi umma brincadeira, uma tiração de sarro mesmo lembrando a piada que o Dalton postou. Como não lembrava a piada inteira eu postei só a parte da brincadeira com a Marinha e com isso esperava que alguém contasse a piada toda.
Um abraço a todos
A terceira tentativa de desencalhe falhou.
Nova tentativa amanha !!
abraços
Os incidentes em marinhas de terceiro mundo podem esconder algo perverso. Não se pune em toda extensão dos regulamentos porque a apuração pode mostrar que os navios se fazem ao mar em condições precárias. E aí, as “otoridadi” teriam que responder também.
[…] comandante do cruzador USS Port Royal, que encalhou na última quinta-feira a meia milha do Aeroporto Internacional de Honolulu, no Havaí, foi removido de suas funções a […]
Pela primeira vez li comentários deste Blog, gostei.
Gostaria de chamar a atenção para um pequeno detalhe.
Aos juízes de plantão:
Todos os acidentes são alvo de inquérito. Todos os culpados são punidos.Divulgação é fraca, mas existe.
No caso do Ticonderoga, muita coisa pode ter acontecido, principalmente com um navio saindo de período de reparos.
Vamos aguardar a apuração para sentar o malho.
Abraços a todos
Isso me lembra o recente encalhe do velho Ary Parreiras em Belém. Neste caso muitos dizem que foi de propósito. Havia show da Banda Kalypso naqueles dias……
Mas foi dado a saber pela imprensa e até nos meios internos da MB através de BONO.
Foto da proa e do domo sonar do USS Port Royal em
http://www.strategypage.com/military_photos/2009021922192.aspx
Cpmo falei, ficar fingindo de Marinha pra lah e pra cah Quando precisou um serviço de verdade, deu no que deu, carga mal estivada e apeada …. meio que be a ba de navegação Os trasp navegam quase sempre com quase nada de carga, quero ver a necessidade de estivar full cgo, pricipalmente carga desunitizada o que irá dar, de falta de praça (praça = local para estivagem) a problemas de estivagem e consquente estab ilidade … claro que acidadentes ocoreem, mas bneste caso será que foi fatalidade ou falta de competência do Imto e Comte … Pelas palvras do… Read more »
Quanto ao comentário do acidente ocorrido em 2007 com o Navio Matoso Maia, por ocasião do apoio logístico ao Haiti, foi tudo verdade! Eu estava presente. Os motores pararam no meio de uma tempestade e o navio começou a balançar, chegou a um ângulo de 47º, foram mais de 20 minutos de terror, estava dormindo no “porão”, o barulho dos containers arrastando no chão de ferro era insurdecedor. No total, foram mais de UM MILHÃO E MEIO PARA ÁGUA, a maioria eram geradores. O Comandante do Navio era um borçal, mitido a besta, só passava pelo pátio de cabeça empinada… Read more »
[…] Ticonderoga encalhado […]