port-royal

O cruzador americano USS Port Royal, da classe “Ticonderoga”, encontra-se encalhado desde ontem a meia milha do Aeroporto Internacional de Honolulu, no Havaí, perto de sua Base de Pearl Harbor.
Várias tentativas para remover o cruzador falharam. Sexta-feira à noite, a Marinha disse que o potencial de danos ambientais é reduzido. O navio de US$ 1 bilhão está preso em um recife raso, com pedras e areia.
Um navio para recuperação de óleo foi posicionado atrás do Port Royal, por medida de precaução; o local é tão raso que é possível ver o fundo.
O cruzador tinha acabado de sair de um período de reparos, e estava a caminho de suas provas de mar. O encalhe ocorreu no momento de transferência de pessoal para terra, por pequenas embarcações. A Marinha espera uma maré alta para fazer flutuar o cruzador de 9.000t e liberá-lo do fundo.
A causa do incidente está sob investigação, mas o encalhe altamente visível é um embaraço para a Marinha, que não toma tais incidentes levianamente. Algumas vezes um encalhe como esse pode significar o fim de carreira para um comandante.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments