Número de patrulhas dos submarinos chineses dobrou em 2008
O site da Federation of American Scientists (FAS) publicou recentemente uma matéria sobre o aumento das patrulhas submarinas da China. Segundo site, que obteve informações junto ao serviço de inteligência naval dos EUA, o número de patrulhas de submarinos de ataque (SSK ou SSN) praticamente dobrou no ano de 2008, quando comparado ao ano anterior.
Os números
Embora divulgado em tom alarmista, este fato precisa ser melhor entendido. O número de patrulhas cresceu de 6 (2007) para 12 (2008). Não é necessariamente um número expressivo, mas quando comparado com os dados dos anos anteriores, significa uma enorme evolução (ver gráfico abaixo).
A USN considera “patrulha” quando um determinado submarino opera distante de sua base por um período de tempo relativamente longo. Em média, o número de patrulhas anuais da USN é semelhante ao número de unidades existentes. Portanto, os números chineses não chegam nem perto da USN. Mas quando comparado com outras marinhas, como a da Rússia, a situação muda de figura. Os submarinos de ataque russos realizaram sete patrulhas em 2007, mesmo número do ano anterior.
Motivos
Acredita-se que a frota submarina da China seja composta por pouco mais de 50 unidades, sendo que boa parte desses submarinos são obsoletos e raramente deixam o porto ou a base naval.
Considerando os quatro (de um total de cinco construídos) SSN classe Han (Tipo 091) e possivelmente dois SSN da classe Shang (Tipo 093), os demais são unidades convencionais. Boa parte destas patrulhas foram executadas pelas unidades mais novas.
E os SSBN?
Os SSBN chineses continuam sem realizar uma patrulha de deterrência. No final de 2007 o único exemplar da classe Xia (Projeto 092) completou um extenso programa de modernização e ao longo de 2008 não realizou patrulhas, somente testes de mar. Já o primeiro submarino da nova classe Jin (Tipo 094) ainda não está plenamente operacional e também não realizou patrulhas.