Notícias da Royal Navy: assinado contrato dos radares de longo alcance dos novos porta-aviões…

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A Thales Nederland anunciou que foi formalizado o contrato com a BAE Systems  para o fornecimento de dois radares de busca de longo alcance S1850M, que serão instalados nos novos porta-aviões que estão sendo construídos para a Marinha Real Britânica (Royal Navy). A construção dos dois navios-aeródromos classe Queen Elizabeth é responsabilidade da Aircraft Carrier Alliance, que compreende o Ministério da Defesa do Reino Unido, BVT Surface Fleet, Babcock Marine, BAE Systems e Thales. O primeiro sistema de radar deverá ser entregue em 2011 e o segundo em 2013.

O S1850M é o mesmo radar que equipa os novos destróieres Type 45 da Marinha Real, assim como suas contrapartes da classe Horizon franco-italiana. No caso dos porta-aviões, haverá pequenas modificações para atender a demandas específicas desses navios. O radar, desenvolvido a partir do SMART-L da Thales, numa colaboração entre a BAE Systems e a Thales Nederland, é do tipo 3D de longo alcance para alvos aéreos e, segundo o fabricante, tem demonstrado ser capaz de detectar alvos furtivos (stealth) em ambientes saturados eletronicamente.

Fonte e foto: Thales Nederland

…e prosseguem os testes dos mísseis Sea Viper (Aster)

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A Marinha Real noticiou que um segundo teste do sistema Sea Viper, que até recentemente era denomidado na grã-bretanha como PAAMS – Principal Anti-Air Missile System, que emprega os mísseis Aster, foi realizado em 4 de fevereiro a partir de uma barcaça especial próxima à costa francesa. O Sea Viper / PAAMS, que equipa os destróieres Type 45 da Força e as Horizon franco-italianas, foi desenvolvido para proteger forças sobre o mar ou sobre terra contra ataques de aeronaves e mísseis anti-navios, aproximando-se de qualquer direção e a velocidades supersônicas.

A barcaça “Longbow” de 12.000 toneladas, de onde são realizados os testes, é equipada com uma réplica do sistema de defesa aérea empregada nos Type 45, incluindo os radares de busca de longo alcance (ver texto acima) e de direção de tiro (Sampson), centro de operações de combate e silos verticais de lançamento dos mísseis Aster 15 e Aster 30.

O teste, segundo representante do Ministério da Defesa do Reino Unido, foi realizado contra um alvo Mirach que simulava um míssil anti-navio aproximando-se a baixa altitude, numa interceptação de curto alcance. O míssil disparado foi um Aster 15, que assim como seu irmão de longo alcance, o Aster 30, é capaz de velocidades acima de Mach 4 e de grande manobrabilidade, através de um sistema denominado “Pif-Paf”, que combina aerodinâmica convencional com empuxo lateral.

Fonte e foto (esta também MBDA): Royal Navy

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