Marinha terá centros de instrução modernizados
A Petrobras vai investir R$ 78 milhões na modernização dos Centros de Instrução da Marinha brasileira. Resultado de um termo de cooperação assinado ontem, o repasse servirá para que a Marinha contrate novos professores, amplie o número de vagas para o ensino profissional marítimo e reestruture os centros Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA), responsáveis pela formação e aperfeiçoamento dos oficiais da marinha mercante nacional
A iniciativa permitirá à Marinha aumentar o número de vagas em seus cursos de formação. Além disso, os recursos possibilitarão a aquisição de novos equipamentos, a modernização de laboratórios, contratação de instrutores, reforma e ampliação de instalações (salas de aula, alojamentos, camarotes, banheiros, cozinhas e refeitórios).
A formação de novos profissionais para a marinha mercante é algo que preocupa não só autoridades públicas ligadas ao setor marítimo, mas também à iniciativa privada. Nos últimos anos, com a expansão das atividades ligadas à exploração e produção petrolífera na plataforma continental, a frota mercante brasileira está tendo que ser renovada e ampliada. Com o aquecimento do setor, a procura por mão-de-obra se intensificou.
Fonte: Jornal do Commercio/RJ