Notícias da US Navy: fim das provas de mar do construtor do CVN 77…
A Northrop Grumman, construtora do mais novo porta-aviões de propulsão nuclear da marinha norte-americana, o USS George H. W. Bush (CVN 77), noticiou nesta segunda-feira dia 16 de fevereiro que foram completados os testes de mar relacionados ao construtor. As provas, que envolvam sistemas, componentes e compartimentos, incluiram também testes de alta velocidade.
O design da classe sofreu mais de 70% de atualizações no projeto do CVN 77, segundo a Northrop Grumman. A previsão para a entrega do navio à US Navy é na primavera do hemisfério norte (outono no hemisfério sul), ou seja, nos próximos meses. Em operação, o navio-aeródromo deverá deslocar 97.000 toneladas, e operar mais de 80 aeronaves de combate, podendo navegar a velocidades superiores a 30 nós. Os dois reatores nucleares do navio poderão operar por 20 anos sem reabastecimento. Espera-se que o porta-aviões tenha uma vida útil de 50 anos na marinha norte-americana.
Fonte e foto (J. Whalen): Northrop Grumman
…e de uma série de provas do USS Bunker Hill (CG 52) para validação dos novos sistemas de combate
Na sexta-feira passada, a marinha dos EUA (US Navy) noticiou que o cruzador USS Bunker Hill (CG 52), da classe Ticonderoga, passou por provas de mar testando o seu novo Sistema Aegis, a Capacidade Cooperativa de Engajamento (Cooperative Engagement Capability -CEC) e o radar SPQ-9B. Também foram feitos os testes de fogo do CIWS Phalanx Block 1B e do canhão de 5 polegadas (62 calibres). O Bunker Hill é o primeiro cruzador da classe a receber uma modernização completa como parte do programa que atualizará todas as 22 unidades da classe Ticonderoga em operação, durante os próximos 10 anos.
O principal sistema modernizado é o Aegis, através da instalação de uma nova arquitetura aberta (Aegis Open Architecture – AOA), o que possibilita a incorporação de novas capacidades ao sistema durante o resto da vida útil da classe Ticonderoga, como é o caso da defesa contra mísseis balísticos. A modernização é fundamental para que a classe possa ser utilizada plenamente durante a vida útil esperada de 35 anos de serviço, de forma a atingir a meta da marinha norte-americana de manter uma frota de 313 navios. Novos testes deverão ser realizados durante os próximos meses, para que o cruzador volte ao serviço na frota no ano fiscal de 2010.
Fonte e foto: US Navy