Notícias da Marine Nationale: Charles de Gaulle dispara mais um Aster 15…
A Marinha francesa (Marine Nationale) noticiou que no dia 17 de fevereiro o porta-aviões Charles de Gaulle efetuou o seu sétimo exercício de tiro de míssil Aster 15 (o primeiro foi em 2002).
O lançamento foi realizado ao largo da ilha do Levante, no mediterâneo, onde está localizado o Centro de Ensaio de Lançamento de Mísseis (CELM- Centre d’Essais de Lancement de Missiles Méditerranée) que coordenou o exercício e lançou o drone que foi interceptado pelo míssil Aster 15 (veja abaixo fotos do alvo aéreo e do Centro, mostrando a área de lançamento dos drones).
O CELM está capacitado a recriar um ambiente de guerra eletrônica para aumentar a dificuldade e o realismo do treinamento, assim como a observar e analisar todos os parâmetros do lançamento e da trajetória dos mísseis disparados.
O navio aeródromo francês, de propulsão nuclear, está atualmente cumprindo uma fase de treinamento intensivo para voltar à plena operacionalidade, após passar por um período de manutenção que teve a duração de 15 meses.
…e os Super-étendard modernisés (SEM) de seu grupo aéreo fazem exercícios com o Armée de l’air e as forças aéreas da Itália e da Suíça
Também no dia 17 de fevereiro, seis aeronaves Super-étendard modernisés (SEM) do grupo aéreo do Charles de Gaulle realizaram exercícios envolvendo um ataque simulado à base aeronaval d’Hyères, como parte dos preparativos para a volta do navio-aeródromo francês à operacionalidade.
Também participaram do exercício quatro caças F-16 da Força Aérea Italiana, dois F-18 da Força Aérea Suíça, dois Hawkeye da Marinha Francesa, além de 4 Mirage 2000 e dois Mirage F1CR do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) . Parte das aeronaves simulou o ataque à base enquanto a outra parte encarregava-se da interceptação dos atacantes.
Fonte e fotos: Marine Nationale (Marinha francesa)