ins-vikrant

Com diversas partes do navio já em construção há três anos, a Índia finalmente deverá realizar a cerimônia de batimento de quilha de seu primeiro Navio-Aeródromo construído localmente, no estaleiro de Kochi. Segundo o comandante da Marinha Indiana, Almirante Sureesh Mehta, a quilha será batida neste sábado, dia 28 de fevereiro.

As estimativas são de que o navio, com deslocamento de 40.000 toneladas, deverá ser lançado em 2011, após mais dois anos de trabalho. Segundo o The Times of India, a Marinha Indiana espera contar, por volta de 2015, com três porta-aviões operacionais.

ins-vikrant-convoo

Fonte: The Times of India

Nota do Blog: confirmando-se a intenção revelada pelo The Times of India, de que a Marinha Indiana pretende contar com três porta-aviões operacionais em 2015, pode-se especular que o atual INS Viraat, ex-HMS Hermes, vai ser mantido em atividade por mais alguns anos após a incorporação do INS Vikramaditya (ex-Admiral Gorshkov) e deste primeiro NAe construído localmente, o INS Vikrant. Vale lembrar que Vikrant é o mesmo nome do primeiro NAe operado pela Índia,  hoje um navio-museu (ex-HMS Hercules, da classe Majestic – similar à classe Colossus do nosso saudoso Minas Gerais). Outra leitura possível é de que um segundo NAe planejado para ser construído localmente seja terminado já em 2015, recebendo o mesmo nome do atual INS Viraat. Mas a previsão inicial para esta segunda hipótese tem sido divulgada como 2018.

Clicando nas imagens abaixo, você pode comparar os futuros INS Vikrant e INS Vikramaditya com alguns de seus congêneres.

ins-vikramaditya-comparado-1 ins-vikramaditya-comparado-2

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments