Aproveitando a discussão do post anterior, encontrei este vídeo que mosta o Super Lynx da Aviação Naval Brasileira em ação. Nele aparece a aeronave realizando VERTREP, HIFR, Fast-Rope, pouso noturno e lançamento do Sea Skua.

Mas a  melhor parte vem aos 2min. de exibição, a manobra radical realizada para pousar na Fragata e em seguida a apresentação da dupla de Super Lynx da MB realizando o “pitch down” e em seguida o “spot turn”, na BAeNSPA.

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Vassili Zaitsev

O Sea Skua tem pouco poder destrutivo, para um míssil anti-navio. Os estragos causados no compartimento onde atingiu, foram grandes, porêm, nada que impedisse o navio de flutuar, navegar e, combater. Se o alvo fosse um patrulha, aí sim os estragos seriam mais sérios.

Em uma fragata ou algo maior, causaria danos considerados leves à moderados.

abraços.

Flamenguista

Quarenta segundos entre a aproximação e o toque no convoo. Será isso mesmo?
Não daria prá homologar o Exocet no Linx??

camberiu

Como eu gostaria de encontrar o individuo que fez esse Remix na musica “Magic Carpet Ride” do Steppen Wolf e dar-lhe uma surra inesquecivel com uma vara de bambu.

RODRIGO

Os pilotos de Linx da MB brasileira estao entre os melhores do mundo nesse tipo de aparelho,hala vista o intercâmbio de pilotos entre a MB e a ROYAL NAVY !

Leonardo Angelozi

O Lynx e um vetor impressionante.. sempre admirei essa aeronave..

Guilherme Wiltgen

Vassili Zaitsev, O Sea Skua é um MAS de pequeno porte, desenvolvido para caçar as “Fast Boat’s”, mas se mostrou muito capaz contra navios de maior porte, tanto na guerra das Falklands quanto no Golfo e dificilmente este navio conseguiria entrar em combate, com um dano desta proporção. Lembrando que este estrago é do impacto de 01 Sea Skua, o Super Lynx pode carregar até quatro! Flamenguista, o Exocet é um MAS grande porte, por isso utiliza os SH-3 como plataforma de lançamento. Provavelmente, com saída destes do serviço ativo, a MB deverá tbm configurar alguns Super Puma/EC-725 para ser… Read more »

marujo

Qual que é o futuro dos Super Linnx na MB? Os Sea Halk usarão como base as fragatas ou o PA São Paulo? E os EC-725? Pelo que soube, pelo menos oito dos 16 destinados à MB virão na configuração antinavio.

Vassili Zaitsev

Marujo,

Pelo que consta, a MB já decidiu modenizar os Super Linx, instalando sensores infravermelho e outras melhorias neles.

Guilherme,

questão: o Super Linx brasileiro realmente pode levar até 4 Sea Skua. Porêm, vc saberia dizer se ele pode lançalos ao mesmo tempo??? Pois os Sea Skua, no começo do deslocamento em direção ao alvo, são direcionados pelo radar do helicóptero, e depois, perto do alvo, que ele ativa seu sistema próprio de detecção, tornando-se autonomo, não seria isso mesmo???????????

Pergunta: o radar do Super Linx consegue guiar 4 mísseis ao mesmo tempo??

abraços.

Guilherme Wiltgen

Marujo,

Os Super Lynx ainda terão vida longa na MB, serão instalados os imageadores térmicos (FLIR) e três aeronaves que sofreram modernização de Lynx para Super Lynx, terão extensão de vida de 1.000 horas de voo por aeronave.
Os Seahawk, provavelmente serão utilizados a partir do Nae. São Paulo e dos NDD’s e NDCC.
Não tenho ainda a informação de quantas aeronaves do HU-2 terão a sua configuração alterada, mas tão logo a tenha, informo aqui no Blog.
Abraços,

Democracia

Curiosidade de quando é este vídeo, parece atual.

Viva a República!!!

marujo

Guilherme, obirgado por sua resposta. Perguntei peplo futuro dos Linx, em que pese a modernização de que você deu notícia, por causa de uma das publicações do BONO em janeiro,que informou que dos 16 EC-725 destinado à MB, oito virão na versão antinavio.

Mauricio R.

“Pois os Sea Skua, no começo do deslocamento em direção ao alvo, são direcionados pelo radar do helicóptero, e depois, perto do alvo, que ele ativa seu sistema próprio de detecção, tornando-se autonomo,…”

O Sea Skua é um missíl antí-navio de guiagem semí-ativa, então depende da iluminação radar do alvo durante tdo o voo.
Este missíl não tem capacidade “fire-and-forget”, p/ poder engajar digamos, 4 alvos distintos por um uníco helo.

Mauricio R.

Mas seria interessante, dependendo das características particulares de cada plataforma, a MB considerar a substituição do S. Lynx pelo SeaHawk.
Assim poderiamos ter expandidas as capacidades ASW e ASuW das classes “Niterói” e “Type 22-B-1”, conquanto que nas “Inhaumas” e “Barroso” estes ainda operariam.
E particularmente na area do HU-5, os S. Lynx realmente seriam mto uteis.
Pois seriam realmente vetores capacitados, em mto bem cumprir as missões SAR deste esquadrão.

Vassili Zaitsev

Mauricio,

Então o Sea Skua é um míssil semi ativo??????????? do tipo que obriga o veículo lançador à iluminar o alvo durante toda a corrida de voo. Resumindo, é um AIM-7 SPARROW da vida, só que ar-superfície.

Pior ainda, pois com o diminuto alcance dele, e as modernas capacidades anti aéreas dos navios modernos, seria morte certa para o heli e sua tripulação.

abraços.

Almeida

Fantástica aeronave, tenho orgulho dela e de seus pilotos na MB! Estas sao, de verdade, os olhos, ouvidos e garras da esquadra!

Almeida

Não se esqueçam que a MB comprou o Penguin para os Sea Hawk e que estes estão homologados para uso também nos Super Lynx.

A RN e o British Army ainda pretendem utilizar seus Lynx, na versão modernizada Future Lynx, pelos próximos 25 anos. Estamos no caminho certo ao modernizar os nossos, acreditem. Deveríamos era comprar mais para atender a demanda dos nossos meios de superfície.

Mauricio R.

Um tempo atrás saiu uma nota no Jane’s, a respeito do possível desenvolvímrnto de uma versão Mk-2 do Sea Skua, e que esta seria “fire-and-forget”; trocando a guia semí-ativa por guia ativa.

direto do fundo do mar

Tem muitos videos com o Super Lynx da MB aqui tb:

http://www.alide.com.br/joomla/index.php/downloads/videos

Guilherme Wiltgen

Vassili Zaitsev, Os Super Lynx da MB podem ser configurados com 04 Sea Skua, inclusive em 2004 o Lince 04 estava exposto na BAeNSPA com esta configuração, sua versão mais letal. O SL pode lançar os quatro sucessivamente e se evadir rapidamente do local, pois o radar Sea Spray, por varrer 360º, continua iluminando o míssil até o(s) alvo(s). Mauricio R., o Mk-2 está sendo desenvlovido para ser utilizado no Future Lynx. Almeida, com certeza, ainda mais com a bagagem de mais de 50.000 horas de voo, acumuladas em mais de 30 anos operando o Lynx e acredito que o… Read more »