209-heroine-class

Alemanha e França continuam na liderança pela disputa do mercado mundial de submarinos, acompanhados da Rússia e da Espanha, que também lutam para abocanhar suas fatias.
Marinhas do mundo inteiro precisarão de novos submarinos nos próximos anos, devido ao envelhecimento das unidades em operação e a necessidade de ampliação de suas Esquadras.
Entretanto, a nova crise econômico-financeira mundial, dificultará a aquisição de unidades de custo muito elevado, principalmente as dotadas de propulsão híbrida AIP.
Ciente disso, a ThyssenKrupp Marine Systems continua vendendo a versão modernizada do seu “best-seller” Type 209, o 209/1400mod, o submarino de maior sucesso comercial em todo o mundo, com 63 unidades produzidas, sendo 5 para a Marinha do Brasil.

type_209_1400_mod

O principal submarino alemão de exportação atualmente é o Type 214, que soma as características do bem-sucedido 209 com o Type 212, da Marinha Alemã, equipado com o revolucionário sistema de propulsão híbrida AIP Fuel Cell, (células de combustível) e um avançado sistema de controle tático integrado com sonar de última geração. A nova versão do Type 209, faz o caminho inverso: absorve várias tecnologias disponíveis no 214.
A suíte eletrônica do novo 209 pode ser escolhida pela Marinha cliente, desde as configurações mais simples, que usam tecnologias “off-the-shelf”, bem como tecnologias mais sofisticadas, como o Atlas Elektronik CSU-90.
Os modernos mastros optrônicos, usados no 214, também fazem parte do novo 209, bem como o sistema de despistamento de torpedos. A idéia é adicionar novas tecnologias, aumentando sensivelmente a capacidade do submarino, sem encarecer muito o custo de aquisição, mantendo-se em torno de US$ 300 milhões por unidade.
De qualquer maneira, quando a situação econômica melhorar, os operadores poderão instalar, se desejarem, o sistema AIP FC (Fuel Cell) nos seus 209, através da adição de uma seção no casco, conforme as imagens abaixo.

super209-1

super-209-aip

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments