ins-vikrant

Como foi noticiado no dia 27/2 no BlogNAVAL, a Índia está construindo seu primeiro navio-aeródromo localmente.
O navio vai se chamar Vikrant, que significa em sânscrito  “Vitorioso” e “Corajoso”, em homenagem ao primeiro NAe indiano, da classe ” Majestic” (classe irmã da “Colossus”, da qual nosso NAeL Minas Gerais fazia parte).
A construção do novo Vikrant começou em abril de 2005, com a aprovação do projeto tendo ocorrido em 2003. O navio será composto de 874 blocos, dos quais mais da metade já estão prontos.
O NAe terá 260m de comprimento, 60m de largura, deslocará 37.500t e será propulsado por quatro turbinas GE LM2500, que possibilitarão uma velocidade de 28 nós.
A ala aérea embarcada será composta de 30 aeronaves, entre elas os caças russos MiG-29K, o caça indiano Tejas Naval e helicópteros Kamov Ka-31.
O Vikrant deve estar pronto em 2010 e entrar em serviço em 2014. O modelo acima, estava exposto na Aero-India, e mostra a configuração STOBAR (short take-off but arrested recovery) do Vikrant, sem catapultas e com “ski-jump”.
Com a rampa “ski-jump” de decolagem, os indianos se livraram das problemáticas catapultas a vapor, que caso fossem usadas, necessitariam de um gerador de vapor dedicado.

FOTO
: Bill Sweetman/Aviation Week

NOTA do BLOG: Os indianos estão recebendo consultoria técnica do estaleiro italiano Fincantieri desde 2004, construtor do Cavour da Marinha Italiana.

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments