Noble Manta 09: a OTAN treina para a guerra anti-submarino
A OTAN realizou de 13 a 27 de fevereiro de 2009 a Operação Noble Manta 09, o maior exercício de guerra anti-submarino (ASW) anual da Organização, realizado no mar Jônico, a sudeste da Sicília. Oito países da OTAN (Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos) participaram com 6 submarinos, 10 navios de superfície e 13 aeronaves.
Organizada pelo Comando Aliado de Nápoles, a Noble Manta 09 foi conduzida pelo Comando Naval das Forças Submarinas Aliadas do Sul (SUBSOUTH) e pelo Comando Aéreo e Marítimo de Nápoles (MARAIRNAPLES).
O exercício foi realizado num “free-play” contínuo, mas em ciclos, a fim de proporcionar igualdade de oportunidades de formação para os participantes. Os submarinos mudaram seus papéis em cada ciclo, de forma a colocar em prática táticas defensivas e ofensivas. O sucesso do exercício operacional reflete-se nas estatísticas, que incluíram 12 dias de atividades de guerra anti-submarino combinadas para as unidades de superfície, 570 horas de operações submarino versus submarino, e mais de 80 sortidas pelas aeronaves participantes. Dois submarinos dotados de propulsão AIP também participaram das manobras, treinando navios e aeronaves contra esse tipo de ameaça.
A Noble Manta é um exercício que visa testar a doutrina, novos equipamentos operacionais e reforçar a inter-operacionalidade dos participantes através de formação conjunta das forças, familiarização com os procedimentos da OTAN, bem como a oportunidade de aprender uns com os outros. Além disso, visa proporcionar formação operacional nas tarefas e missões da NATO Response Force (NRF), bem como na luta contra o terrorismo.
Na segunda foto, vê-se os navios do SNMG2 (NATO Standing Maritime Group 2) durante o exercício: ITS Zeffiro, capitânia, TCG Gediz, FGS Sachsen, HMS St Albans, HS Kountouriotis, ITS Euro, FGS Berlin e FGS Frankfurt. Participaram da Operação os seguintes submarinos: HMS Talent (S92), U34 (Type 212A alemão), HS Nirefs (S111), TCG I. Inonu (S360), TCG Doganay (S351) e ITS Salvatore Todaro (Type 212A italiano).
Como eu ia saber que vc estava lá? Vc não avisa.
Eu teria segurado.:)
Galante,
Nessa manobra nenhum SCORPÈNE para variar???
Que coisa hein????
Direto, só liberei o link da ALIDE depois que publiquei primeiro a matéria “da casa”… 😉
Ué! Apagou o link da nota da ALIDE??? 🙂
1 deles está em Salvador vejam no Base Militar.
http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/288-gt-alemao-com-tres-navios-passa-por-salvador
Link para quem estiver interessado e não consegue identificar todos os navios e submarinos nas fotos:
http://www.afsouth.nato.int/organization/CC_MAR_Naples/exercises/NobleManta09/PhotoSel.html
Será que pinta uma traineira por lá, só pra dar uma olhadinha?
Abraços