A-1D Skyraider
Faz algum tempo que surgiram rumores sobre a possibilidade de desenvolvimento de uma versão naval do A-29 Super Tucano. Agora, a notícia recente de que a US Navy estaria interessada no avião de ataque brasileiro, nos fez lembrar do último avião de apoio aéreo aproximado da US Navy movido a hélice.
O Douglas A-1 (ex-AD) Skyraider foi um avião de ataque que operou dos anos 1950 até 1970. Anacronicamente era movido a motor a pistão na era do jato, mas mesmo assim, teve uma longa e bem sucedida carreira. O Skyraider foi desenvolvido inicialmente como bombardeiro de mergulho e torpedeiro, no final da Segunda Guerra, mas acabou não ficando pronto para entrar em serviço a tempo.
Porém , o avião se tornou a espinha dorsal da US Navy e do USMC na Guerra da Coréia, com sua enorme carga bélica e autonomia de quase 10h, que superavam em muito as dos jatos disponíveis.
O Skyraider também atacou os primeiros alvos no Vietnã do Norte, antes de ser substituído pelo A-6 Intruder. O A-1 continuou sendo usado no apoio aéreo aproximado pela USAF e pela Força Aérea do Vietnã, principalmente na cobertura a operações de resgate de pilotos abatidos em território inimigo.
Durante a Guerra do Vietnã, os Skyraider abateram dois jatos MiG-17, em 1965 e 1966.