PC TAM 2009 Parte I: Assalto Anfíbio
A PC TAM 2009 (Présentation Commune Terre Air Mer), é uma operação combinada entre as três Forças francesas que, trabalhando em conjunto, se complementam nas operações conduzidas a partir da Esquadra francesa.
O assalto anfíbio é conduzido pelos BCP Mistral L9013 e TCD Siroco L9012, que lançam lanchas de desembarque, juntamente com aeronaves SA 330 Puma, que realizam o hellocasting com comandos, afim de estabeler uma cabeça de praia para o desembarque das tropas.
O objetivo é simular o resgate de cidadãos franceses, a exemplo da Operação Baliste ocorrida no Líbano em 2006. Esta operação foi batizada de “Ecume éternelle” e ocorreu na costa de Toulon.
Os dois navios são protegidos pelas fragatas Jean Bart D615 (Defesa Aérea), Montcalm D642 (Anti-Submarino) e pela fragata stealth Coubert F712(Anti-Navio) e conta ainda com o caça-minas CMT Orion M645, para destruir as minas que obstruam o acesso a praia.
Estabelecida a cabeça de praia, inicia-se o desembarque da infantaria, conduzido pelas CTM’s, enquanto um helicóptero Tigre da ALAT (l’armée de Terre) realiza o suporte aéreo de defesa, juntamente com dois Super Etandart modernisés (SEM) da Aeronavale e um Mirage F-1 da l’armée de l’Air (Força Aéra Francesa), garantindo a segura condução dos resgatados para o BCP Mistral.
Fonte fotos: NetMarine
Nota do Blog: Esta é a primeira de uma série de 7 matérias, que serão postadas todos os dias durante esta semana.