Paz no Índico
A foto acima mostra o navio-aeródromo USS Theodore Roosevelt (CVN 71) ao fundo, juntando-se ao Grupo de Batalha multinacional, que inclui entre outros, o destroier Guangzhou (DDG 168) da Marinha da República Popular da China (PLAN), e a fragata Type 21 PNS Badr (D 184), da Marinha do Paquistão.
O exercício AMAN, que significa “paz”, está sendo realizado no Oceano Índico, liderado pelo Paquistão. A operação têm como objetivo desenvolver e melhorar táticas, técnicas e procedimentos na luta global contra o terrorismo. Os EUA participam também com o cruzador USS Lake Champlain (CG 57) e o cutter da USCG Boutwell (WHEC 719). Na foto abaixo, a Type 21 Tippu Sultan e o Boutwell ao fundo.
FOTOS: US Navy
Nishihata, o lançador na proa da Type 21 é chinês, para o SAM LY-60.
Parece que há um observador da MB neste evento.
Que lançador é esse na frente da ponte da Tippu Sultan? A classe Tariq normalmente tem um Phalanx lá atrás, mas esse barco não. Também não tem Harpoon, aparentemente. Bicho esquisito.
Jacubão,
Os cascos das Niterói, apesar de derivados das Type 21, são bem maiores (só no comprimento, uns 20m a mais).
Outra diferença notável é que, enquanto nas Type 21 o convoo e o hangar estão no convés principal, nas Niterói estão no convés 01 (acima), com espaço na popa que hoje é utilizado pelo lançador Albatros.
[[ ]]
GHz
Para quem, como eu, gosta de saber destas coisas: o navio detrás da PNS Badr é a fragata BNS Abu Bakar (F15) do Bangaldesh, ex-HMS Lynx, uma fragata Type 41.
E como estou numa de pedante hoje, os CHICOM não usam prefixos nos números dos navios. O número da Guangzhou é simplesmente 168. Os gringos é que têm a mania de usarem “hull numbers” (por ex. DDG-168) quando se referem aos navios da PLAN.
As nossa Niterói, são uma evolução das T-21, tanto que o casco são identicos, as diferenças estão na superestrutura.
Puxando a brasa pro nosso lado, as Niterói não tem essa cara de navio velho, ou mal cuidado, dessas Type 21 do Paquistão. Estão feinhos nas fotos.
Abraços
EUA e China no mesmo grupo de batalha? Só falta o pedrão aê pra virar uma utopia heheheh