chile_peru_marA presidente chilena, Michelle Bachelet, comentou nesta quinta-feira a apresentação por parte do Peru, diante da Corte Internacional de Justiça de Haia, de um relatório pedindo a revisão dos limites marítimos entre os dois países, dizendo que neste momento é “fundamental” manter a “tranquilidade”.
“Estamos preparados, sabemos que temos a razão e estamos trabalhando fortemente nisso”, enfatizou Bachelet.
A governante chilena anunciou que o Chile está preparado para se defender na instância internacional. “O exercício da soberania durante todos esses anos nos dá a razão (sobre o impasse)”, reforçou.
A Chancelaria do Chile, segundo Bachelet, “está sendo assessorada por uma equipe de brilhantes especialistas internacionais e os melhores especialistas nacionais”. A presidente explicou que se trata de “um tema do país, um tema de Estado, que reúne todos os chilenos”.
Na segunda-feira, o chanceler chileno, Mariano Fernández, havia anunciado que a defesa de seu país em Haia será baseada em argumentos “de direito e de fato”. A diplomacia de Santiago defende que “o limite marítimo é o limite legal entre Peru e Chile, e isso deve ser respeitado”. O relatório com a posição do Peru foi apresentado nesta quinta-feira em Haia pelo ex-chanceler Allan Wagner, segundo informou o ministro das Relações Exteriores do Peru, José Antonio García Belaunde.
O ministro pediu, em entrevista à rádio San Borja, “unidade nacional” para apoiar a posição do Estado peruano frente ao pedido, formalizado em Haia em janeiro de 2008.
García Belaunde também disse que o relatório, de quatro volumes, foi entregue tanto na versão impressa como na digital ao secretário da Corte de Haia.
Wagner estava acompanhado do coagente do Peru, embaixador Jorge Chávez Soto, e da ministra conselheira, Marisol Agero, coordenadora da delegação nacional.
O ex-chanceler afirmou que os representantes peruanos tiveram uma “longa discussão” com o secretário da Corte Internacional, para explicar os argumentos do relatório.

FONTE: ANSA

NOTA do BLOG: Para saber mais sobre Espaços Marítimos e seu reconhecimento internacional, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments