p-3cLockheed Martin modernizará 12 P-3C da Marinha de Taiwan por 665,6 milhões de dólares.

A Marinha de Taiwan (ROCN – Republic of China Navy) adquiriu em 2007 12 aeronaves P-3C usadas via FMS (Foreign Military Sales), selecionadas entre diversos aviões da versão estocados nos EUA. Conforme noticiado pela Lockheed Martin, o contrato assinado para a modernização dessas aeronaves  de patrulha marítima, reconhecimento, guerra anti-submarina (ASW) e  anti-superfície (ASuW), inclui novos sistemas de missão, aviônicos e kits de extensão da vida útil, de modo a ampliar o tempo de serviço das aeronaves em 15.000 horas de voo.

O upgrade dos sistemas de missão, que visa elevar as aeronaves ao estado-da-arte, inclui a instalação de medidas de suporte a sistemas eletrônicos e acústicos, sistemas de comunicacão, infravermelhos e eletroópticos, além de hardware e software para processamento de dados, com novas telas e computadores de missão. Já os kits de extensão de vida útil incluem substituição das asas externas e da cobertura externa inferior da parte central da asa, novos estabilizadores horizontais e seus bordos de ataque, além de componentes das naceles.

O primeiro P-3C modernizado para a Marinha de Taiwan deverá ser entregue em 2012, e os trabalhos de modernização serão divididos entre diversas instalações da Lockheed Martin localizadas nos EUA.

Fonte: Lockheed Martin   Foto: USN

NOTA DO BLOG: antes de adquirir os P-3C usados, a ROCN utilizava para a função aeronaves S-2T Turbo Tracker, cujo histórico de emprego na Marinha de Taiwan (e antes disso na Força Aérea – Republic of China Air Force – ROCAF) foi assunto de matéria  no Blog do Poder Naval (clique aqui para acessar). Também é interessante comparar o programa de Taiwan, de aquisição de aeronaves P-3C usadas e modernização / revitalização, com o programa similar da Força Aérea Brasileira, que difere na versão adquirida (P-3A, recebendo após a modernização o nome P-3AM), na origem dos sistemas de missão e também na quantidade de aeronaves e custos. Para saber mais sobre o assunto e comparar os programas com conhecimento de causa, você pode conferir dossiê do Poder Naval Online assinado por Guilherme Poggio sobre a modernização dos P-3A da FAB, incluindo a história do desenvolvimento dos P-3 (clique aqui para acessar).

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments