‘Eisenhower’ entra em ação substituindo o ‘Roosevelt’
O CSG do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69) lançou suas primeiras aeronaves em apoio à Operação “Enduring Freedom” ontem (21/3). Aeronaves da CVW 7 decolaram do convoo do Eisenhower em suporte às operações terrestres em andamento no Afeganistão.
O Eisenhower substituiu o USS Theodore Roosevelt (CVN 71), que se encontrava na área de operação da 5a. Frota desde Outubro passado. Durante este período, a CVW 8 do Theodore Roosevelt voou mais de 3.100 missões de combate sobre o Afeganistão e despejou mais de 59.500 libras de munição.
Durante uma das Operações aéreas lançada sobre o Afeganistão, dois F/A-18 do Theodore Roosevelt colidiram no ar, mas voltaram sem maiores problemas para o NAe.
Antes de partir para a área de operação da 5a. Frota, o Theodore Roosevelt participou dos exercícios JTFEX e foi devidamente “fotografado” pelo submarino italiano Salvatore Todaro. No seu caminho de volta, o Theodore Roosevelt participou de exercícios navais com as marinhas do Paquistão a da China.
Acompanham o Eisenhower os cruzadores USS Vicksburg (CG 69) e USS Gettysburg (CG 64), o contratorpedeiro USS Bainbridge (DDG 96) a fragata USS Halyburton (FFG 40) e o submarino USS Scranton (SSN 756).
Os esquadrões que compõem a CVW 7 são: “Jolly Rogers” VFA- 103, “Pukin’ Dogs” VFA-143, “Rampagers” do VFA-83, “Wildcats” do VFA-131, “Patriots” do VAQ-140, “Bluetails” VAW-121 e “Lightdippers” do HS-5.