Shivalik

A Marinha da Índia está prestes a iniciar os testes de mar da primeira das três unidades da classe Shivalik (foto acima). Estava, pois o governo dos EUA acaba de suspender o envio das turbinas GE LM-2500 para a Índia. Não é nada contra a Índia, mas sim uma reavaliação da administração Obama em relação aos laços militares dos EUA com diferentes países.

Este seria o primeiro navio de guerra da Índia a ser equipado com turbinas de origem norte-americana. Isso não poderia vir numa hora pior para a Índia. Além da INS Shivalik, o estaleiro Mazagon Docks (MDL) constroi outras duas unidades da classe (INS Satpura e INS Sahyadri) que, em breve, também estarão realizando provas de mar.

Mas isto não é só. O novo NAe indiano, ainda em construção, também foi projetado para utilizar turbinas LM-2500. Segundo informações da GE, fornecidas ao estaleiro indiano, este “embrólio” levará pelo menos três meses.

A Índia procura por solução no curto prazo e já contatou a Fiat Avio na Itália para viabilizar e entrega de duas turbinas LM-2500. O objetivo do MDL é iniciar as provas de mar em um ou dois meses.

Depois de anos de desconfiança mútua, a Índia finalmente acertou um contrato bilionário com a Boeing para o fornecimento de oito aeronaves P-8I Poseidon. Contratos como este e eventuais futuros contratos serão reavaliados pelos indianos, que não estão acostumados com cláusulas de usuário final (End-Use Monitoring Agreement), comumente impostas pelo governo dos EUA.

FOTO: Ajai

FONTE: Times of India

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments