Corveta Júlio de Noronha em PMG/MOD
A corveta Júlio de Noronha (V32), da classe “Inhaúma”, entrou em PMG/MOD (Período de Manutenção Geral e Modernização) no ano passado. Ela é a primeira a passar pela modernização que vai gastar R$ 13,8 milhões por navio.
Mesmo o PMG de um navio do porte de uma corveta envolve muito trabalho, que na maioria das vezes, não é conhecido pelo pessoal acostumado a discussões do tipo “Super Trunfo”.
Um navio de guerra funciona como uma pequena empresa, ou uma pequena cidade flutuante auto-suficiente. Ele precisa prover todos os serviços para funcionar e ainda ser capaz de combater quando for preciso. Para isso, a tripulação desenvolve tarefas múltiplas e bem definidas. A organização administrativa da corveta, além do comandante e imediato, conta com os seguintes departamentos: Serviço de saúde, Departamento de armamento – 2 divisões, Departamento de operações – 2 divisões, Departamento de máquinas – 2 divisões, Departamento de intendência – 1 divisão. Para o combate, razão de ser do navio, todos os tripulantes se enquadram dentro de outra organização, a organização de combate, que se sobrepõe à organização administrativa.
Nas fotos abaixo, vê-se a faina de remoção de um dos motores diesel da corveta para revisão. Observar que o piso e o teto do hangar são removidos para a passagem da peça.
FOTOS: CV Júlio de Noronha