hormuz Se o Estreito de Hormuz é importante para o tráfego marítimo mundial, ele é vital para o Irã. E por este motivo uma boa parte das forças militares está posicionada bem próximo dele.

A imagem acima (clique para ampliá-la) é a mesma apresentada no “post” Mais informações sobre o estreito de Hormuz porém, com algumas modificações. Ela mostra a localização do complexo aeronaval de Bandar Abbas (localizada no recorte amarelo do lado esquerdo da imagem) e da Base Aérea de Bandar Abbas (recorte amarelo do lado direito da imagem).

Assim como no Brasil, onde as principais unidades da marinha estão concentradas numa única base, a Marinha do Irã posicionou quase todos os seus meios numa base próxima do Estreito de Hormuz. A Base Naval de Bandar Abbas é, de longe, a mais importante daquele país. Ali se localiza o quartel-general da Marinha do Irã. A base foi construída na década de 1970, durante o regime monárquico do xá Reza Pahlevi. Na parte oeste da base (ver polígono azul dentro do polígono verde) ficam baseados os submarinos do Irã.

Um pouco mais para leste da Base Naval encontra-se o aeródromo da Base Aérea Naval de Bandar Abbas, também conhecido como Havadarya, utilizado pelas aeronaves da Marinha do Irã. Ali está concentrada parte da frota de helicópteros comprada ainda na época do xá, incluindo SH-3 e RH-53. Ela também abriga aeronaves Fokker F-27 e helicópteros AB-212 e Mi-171.

Ao sul do aeródromo (marcado por um quadrado vermelho) existe uma instalação pouco comum. Trata-se de uma base de Hovercrafts do Irã. Ampliando a imagem original do Google Earth é possível identificar quatro deles.

Também existem pequenas instalações da Guarda Revolucionária espalhadas pela costa do Irã próxima ao estreito. Elas servem de bases para embarcações de pequeno porte que, por ventura, investem contra navios maiores no golfo. Um exemplo disto foi a provocação feita em 6 de Janeiro de 2008, quando pequenos barcos iranianos investiram de forma ameaçadora sobre navios da USN.

O Aeroporto Internacional de Bandar Abbas (grande retângulo amarelo do lado direito da imagem) compartilha como a Base Aérea (quadrado azul dentro do retângulo amarelo) as mesmas pistas. A base em si localiza-se no extremo norte. Ela abriga o Esquadrão 91, equipado com Phantom F-4E. Existem diversos hangares reforçados e as aeronaves não ficam expostas. Quatro destes hangares são do tipo QRA e estão próximos da cabeceira 21L. A base é protegida por sistemas de defesa AA.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments