f42

unitas-goldA Fragata Constituição (F42), da classe “Niterói”, suspendeu do Rio de Janeiro, no dia 24 de março, para participar da Operação UNITAS L-GOLD, uma operação multinacional que contará com a presença de navios das Marinhas dos Estados Unidos da América, do Canadá, da Alemanha, da Colômbia, do México, do Peru e do Chile. A missão do Navio é realizar ação de presença nos portos visitados, adestramento em operações conjuntas com as Marinhas partícipes e incrementar o adestramento em exercício de caráter multinacional. Neste ano, em que a operação comemora seus 50 anos de existência, a Marinha dos Estados Unidos será a anfitriã e efetuará a coordenação do evento em Jacksonville. A sua fase de mar, realizada no período de 23 de abril a 04 de maio de 2009, consistirá de exercícios de guerra anti-submarino, antiaérea e anti-superfície, operações de interdição de área marítima e exercícios de tiro real sobre alvos aéreos e de superfície.

A Fragata Constituição passou por um processo de modernização e conta com um Sistema de Controle Tático de Armas nacional, possui 129m de comprimento e conta com uma tripulação de 209 militares. O navio possui, ainda, um helicóptero orgânico AH-11A Super Lynx, para execução das operações aéreas previstas e incremento do adestramento dos aviadores navais brasileiros neste tipo de operação multinacional. Na travessia até Jacksonville, ocorrerão visitas aos portos de Fortaleza, Belém e San Juan (Porto Rico) e, no regresso, após o término da operação, Santo Domingo (República Dominicana), Belém e Salvador, de forma a prover o reabastecimento do navio e demais facilidades logísticas.

No período de 19 a 23 de abril, na primeira fase de porto, na cidade de Jacksonville, ocorrerão reuniões preparatórias dos exercícios a serem realizados, conferências com a imprensa, intercâmbio de oficiais e praças e eventos esportivos para as tripulações. Na segunda fase de porto, de 04 a 08 de maio, estão previstas reuniões de crítica, cerimônia de encerramento, conferência com a imprensa e Baile de Gala oferecido pela Marinha anfitriã, no intuito de estreitar os laços diplomáticos e comemorar a expressiva marca de 50 anos desta operação conjunta.

FONTE: Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments