kongo-foto-jmsdf

Segundo o Ministério da Defesa japonês, dois destroieres Aegis da Marinha do Japão, equipados com mísseis Standard SM-3 (capazes de interceptar mísseis balísticos) foram enviados neste sábado ao mar do Japão em preparação para interceptar o lançamento do foguete norte-coreano, caso ele se dirija a território japonês (terra ou mar). O lançamento do foguete, que carregaria um satélite, está previsto para 4 ou 8 de abril.

Na manhã de sábado (local) os destroieres MSDF Kongo e MSDF Chokai deixaram a base de Sasebo, em Nagasaki. Assim que o foguete for lançado, é esperado que o sistema Aegis dos navios o detecte, rastreie e, caso necessário, faça a interceptação com mísseis SM-3 acima da atmosfera.

chokai-foto-jmsdf

Outro navio, o MSDF Kirishima, também deixou a base de Yokosuka, em Kanagawa,  no sábado. Apesar de ainda não modificado para disparar os SM-3, o Kirishima deverá ajudar no acompanhamento da trajetória do foguete.

Outra ação das forças de defesa japonesas foi o deslocamento de unidades equipadas com mísseis Patriot para as cercanias de Tóquio (clique aqui para ler matéria a respeito no Blog das Forças Terrestres). Tanto os Strandard SM-3 quanto os Patriot PAC-3 formam o núcleo do escudo anti-mísseis japonês, que poderá ser utilizado pra valer, pela primeira vez, nessa crise. Tanto o Japão quanto os EUA suspeitam que o lançamento norte-coreano, sob o disfarce de um lançamento de satélite, teria por objetivo testar a tecnologia de lançamento de um míssil balístico.

kirishima-foto-jmsdf

Fonte:  Japan Today Fotos: JMSDF

Nota do Blog: interessante notar, a partir da matéria do jornal japonês, a necessidade de se deslocar três destroieres Aegis para a missão, mesmo sendo um deles incapaz de disparar mísseis SM-3. É possível perceber nesse fato um princípio básico da localização precisa de alvos a grande distância: a triangulação.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments