Navios ficarão abertos à visitação em Santos, no próximo fim de semana
A Esquadra brasileira encontra-se conduzindo a Operação ADEREX-I/09, na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Santos, entre os dias 30 de março e 7 de abril do corrente ano.
Sua Missão é a de realizar exercícios no mar, de caráter estritamente militar, contemplando as Operações de Ataque, Anti-Submarino e de Esclarecimento, a fim de aprimorar o adestramento dos meios de superfície, submarino e aéreo, e contribuir para a ação de presença em parcela significativa da Amazônia Azul sob jurisdição dos Comandos do 1º e 8º Distritos Navais.
Durante o transcorrer da Operação ADEREX-I/09, estarão sendo realizados exercícios de combate a incêndios, controle de avarias, trânsito com oposição de superfície e submarino, transferência de combustível no mar, transferência de carga leve, tiro antiaéreo e de apoio de fogo naval, lançamento de torpedos, ataque de mísseis sobre o Grupo-Tarefa, homem ao mar e sabotagem.
No período entre os dias 3 e 6 de abril, as Fragatas “Liberal” e “Bosísio”; as Corvetas “Jaceguai” e “Inhaúma”; e o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” estarão visitando a cidade de Santos e estarão abertos para visitação pública nos dias 4 e 5 de 14 às 18 horas.
O Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante FERNANDO EDUARDO STUDART WIEMER é o Comandante do Grupo-Tarefa 703.1 e encontra-se embarcado na Fragata “Liberal”, seu Navio Capitânia. Encontram-se também embarcados o Contra-Almirante ILQUES BARBOSA JUNIOR, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e o Contra-Almirante DILERMANDO RIBEIRO LIMA, Chefe do Estado-Maior da Esquadra.
FONTE: Centro de Comunicação Social da Marinha