g25

Será incorporado à Marinha do Brasil, no dia 21 de maio de 2009, na cidade de Falmouth – Reino Unido, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (ex-RFA Bedivere), em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Aurélio Ribeiro da Silva Filho. O Comando do navio será assumido pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Oscar Moreira da Silva Filho. (O  Almirante Saboia é o “irmão mais velho” do Garcia D’Ávila, incorporado no ano passado).

Conceito de Emprego

O NDCC “Almirante Saboia” será empregado no transporte de tropa e carga em Operações Anfíbias, Ribeirinhas e de Apoio Logístico Móvel.
Por ocasião dessas operações, poderá executar transbordos de pessoal; Movimento Navio-Terra (MNT), por superfície ou helitransportado; abicagens; Operações Aéreas; bem como lançamentos e recolhimentos de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf).

NDCC Almirante Saboia – Principais características

  • Comprimento Total: 137,51 m
  • Comprimento entre perpendiculares: 123,98 m
  • Boca moldada: 17,68 m
  • Boca máxima: 18,30 m
  • Calado carregado: 4,50 m
  • Deslocamento carregado: 6.748 ton
  • Deslocamento leve: 4.983 ton
  • Sistema de propulsão:
    – 2 Motores Wartisila diesel Tipo 12 SW 280, 3.600 kW, 900 rpm cada, 12 cilindros
    – 1 Bow-Thruster Brunvoll Model Norway
    – Geração de energia: 4 Grupos Motor-Gerador e 1 Diesel gerador de emergência 400 KW
    – 4 motores Ruston 6RK215 de 974kW; e
    – 4 Geradores A. van Kaick 930 kW, 440 V, trifásico, 60 Hz, 900 rpm
  • Velocidade Máxima Mantida (VMM): 17 nós
  • Velocidade Econômica de Cruzeiro(VEC): 14 nós
  • Raio de Ação: 9.200 MN a 15 nós
  • Tripulação: 54 militares
  • Armamento: 2 MTR Gamb-O1
  • 2 conveses de voo (Convoo):
    – Convoo de Ré: operação com aeronaves do porte do Super Puma ou Sea King; e
    – Convoo a meio-navio: operação com aeronaves do porte do Chinook CH-47C.

FONTE: Marinha do Brasil

FOTO: Geoff Hoather/SHIPSPOTTING.COM

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] fuzileiros navais. O “Ary Parreiras” deverá ser retirado do serviço ativo com a entrada do NDCC Almirante Sabóia recentemente adquirido na Inglaterra pela Marinha do […]

Jacubão

Isso mesmo.
A nossa Marinha precisa ser cada vez mais forte para defender o nosso amado Brasil.

Seja bem vindo Alte Saboia.

Marcelo Brandão

Boa aquisição… vai elevar a disponibilidade de meios de transporte da MB e apoio logistico… Quem sabe agora o Ary Parreiras vá ter o seu merecido descanso…
Bravo Zulu MB!!!

Vassili Zaitsev

Isso mesmo pessoal, concordo com todas as opniões de cima. E os Fuzileiros Navais merecem bem mais. Pena que o orçamento não permita.

abraços.

gaspar

excelente…

mudando um pouco de assunto…
a MB/EB possuem algum Hovercraft ???? seria vantajoso usa-lo na Amazonia ou Pantanal ??

João Curitiba

Caro Gaspar

Nem o exército dos EUA aguentou mantê-los em operação no Vietnam pelo seu alto custo operacional/manutenção.

Quanto ao Almirante Sabóia, ótima aquisição. Tão importante quanto os meios de combate, são os meios de apoio.

gaspar

Joao Curitiba,

acho que a tec e materias usados naquela epoca sao infinitamente diferentes dos disponiveis hj em dia, ACHO EU… consequentemente o custo para mante-los seria menor… ACHO EU…

[…] do Brasil poderia ter adquirido mais navios da classe do Mattoso Maia, mas optou por comprar NDCCs da Inglaterra. Não sabemos os motivos da decisão da MB, mas o Mattoso tem apresentado muitos problemas de […]

Daniel Camilo

A matéria fala em “abicagens”, mas lí, no momento não lembro aonde, que as portas da proa foram soldadas para evitar que entrasse água. Alguém sabe algo à respeito??? Abs.

jose carlos

Recompor a frota legal, será que os Ingleses não ofertarão mais nenhum meio naval , na chama compra de ocasião ?

Guilherme Poggio

Daniel Camilo,

Esta é uma nota da MB. Mas os navios da classe não podem fazer abicagens desde os anos noventa.Veja em:

http://www.naval.com.br/blog/?p=1910

Daniel Camilo

Poggio

Eu desconfiava!!! Grato pelo esclarecimento. Abs.
Ad Sumus

marujo

Já soube que a porta da proa para abicagem do Garcia D’Ávila foi consertada por exigência da MB, no cotrato de compra do navio. Quem pode confirmar isso senão a prórpria MB?

Marcelo Brandão

Estive a bordo do Garcia D´Àvila e o oficial que mostrou o navio(postei as fotos para o blog por ocasião do aniversário da esquadra)garantiu que as portas da proa foram consertadas. Mas nunca vi em nenhuma publicação, ou em operação na BNRJ abertas… alguem sabe responder?

Marcos T.

Cara, quando é que o Brasil vai parar de comprar lixo dos outros.
Deveriam criar leis proibindo a compra de material bélico com mais de 10 anos de uso.

[…] próximo dia 21 de maio (amanhã) a Marinha do Brasil incorporará oficialmente o o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (ex-RFA […]

[…] Incorporação do NDCC Almirante Saboia […]