brendan-simbwaye

O Navio-Patrulha Brendan Simbwaye (P11) partiu hoje, às 16h, do estaleiro INACE, em Fortaleza-CE, com destino ao Porto de Walvis Bay, na Namíbia, após ser aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento, composta por Oficiais da Marinha do Brasil. Acompanhado por um navio brasileiro, a corveta Caboclo, o P-11 atravessará o Oceano Atlântico em sua primeira viagem, fazendo escalas no Arquipélago de Fernando de Noronha, Ilha de Ascenção e Ilha de Santa Helena, antes de chegar ao Porto de Walvis Bay na Namíbia, no dia 21 de abril.
O navio foi incorporado a Marinha da Namíbia no dia 16 de janeiro de 2009, em cerimônia, no estaleiro INACE, onde foi construído, com a presença de altas autoridades de ambos os países, estreitando ainda mais as relações entre os Governos do Brasil e da Namíbia.

Essa iniciativa de sucesso, além de gerar empregos, fomentar a cadeia produtiva e desenvolver a tecnologia militar-naval no Brasil, abre perspectivas para a exportação de outros navios de guerra, o que contribuirá para a expansão da indústria de defesa no País.
O navio exportado é armado com canhão e metralhadoras, possui comprimento de 46,5 metros e desenvolve velocidade de 27 nós, e será empregado na vigilância e defesa da costa namibiana. O projeto foi gerenciado pela EMGEPRON, empresa pública vinculada à Marinha do Brasil, que responsabilizou-se também pela garantia da qualidade da embarcação, pela instalação do armamento e pelo apoio logístico à Marinha da Namíbia. A intensa participação de Oficiais e Praças da MB nos Programas de Adestramento, no porto e no mar, contribuíram sobremaneira para aprimorar, agora na prática, os conhecimentos ensinados aos namibianos, durante os cursos de formação também realizados pela Marinha do Brasil.

FONTE: Centro de Comunicação Social da Marinha/Comando do 3º Distrito Naval

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments