Proposta do projeto Hercules-Beta é aprovada pela Comissão Européia
A Comissão Européia (CE) aprovou recentemente a proposta do Hercules-Beta, que é a segunda fase do projeto Hercules. Liderado pelas fabricantes de motores Wärtsilä e MAN Diesel, ele estuda a eficiência energética dos motores diesel de navios e a sua emissão de poluentes. Hoje, 99% da frota mundial utiliza motores desse tipo.
Em inglês, o nome Hercules (High Efficiency R&D on Combustion with Ultra-Low Emissions for Ships) significa pesquisa e desenvolvimento sobre a eficiência da combustão em motores de navios e a redução de suas emissões. Concebido em 2002, o projeto foi uma iniciativa da Wärtsilä e da MAN Diesel.
O seu objetivo era a investigação e o desenvolvimento de ferramentas para reduzir o consumo de combustível pelos motores diesel dos navios, diminuindo, consequentemente, suas emissões de poluentes.
Cinco anos depois, com a contribuição de mais de 40 empresas européias, universidades e institutos de pesquisa, o Hercules foi concluído. O seu orçamento de 33 milhões de euros foi parcialmente financiado pela União Européia (15 milhões de euros) e pelo governo suíço (2,5 milhões euros).
Hercules Beta
O Hercules-Beta é a segunda fase do projeto Hercules. Iniciado em setembro de 2008, ele conta com um orçamento de 25 milhões de euros da CE e tem como suas metas reduzir em 10% o consumo de diesel pelas embarcações e melhorar em 60% a eficiência dos motores, reduzindo assim as emissões de poluentes.
Até 2020, a proposta do Hercules-Beta é eliminar em 70% as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e em 50% as de material particulado pelos motores diesel dos navios. Para isso, os resultados da primeira fase serão utilizados para o aperfeiçoamento de novos estudos.
Com duração de 36 meses, o projeto conta com cerca de 30 participantes entre companhias de navegação, fabricantes de equipamentos, universidades e institutos de pesquisa de 10 países europeus.
FONTE: Portos e Navios