Arte de desatracar Tupi
A foto acima registra o momento mais interessante desta manobra, em que dois rebocadores puxam ao mesmo tempo, por boreste, o submarino. Nessa fase, vê-se a tripulação encarregada da faina segurar-se na vela, enquanto o submarino se inclina fortemente.
Nas fotos abaixo, os principais momentos da manobra, em sequência.
Fotos: Nunão – 5 de abril de 2009, Operação ADEREX I-09
Nota do Blog: o título é uma homenagem ao clássico livro português “Arte de navegar”, de Manuel Pimentel (1650 – 1719)
[…] encarregada da faina segurar-se na vela, enquanto o submarino se … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
Cação, se vc estava no convés antes, capaz de estar em outras fotos, tiradas antes da manobra.
Quem sabe então vc aparece quando eu fizer o artigo “Arte de descer escotilha de Tupi”
Saudações!
Caramba Nunão, eu quase apareci nas fotos… Momentos antes da desatracação eu estava no convés e inclusive vi vc tirando batendo as fotos do cais (apesar de não saber que era você eu já imaginava que as fotos estariam aqui no blog no dia seguinte). Na hora da desatracação eu estava no compartimento de Comando do Tupi.
Belas fotos, parabéns.
Caro Marcelo.
UFO?
Beleza de matéria, Nunão!
Uma pergunta: Observando as operações vislumbradas pela Marinha, proteção do litoral e da plataforma submarina, não seria adequado ao Brasil também a aquisição de meios como o submarino “ANDRASTA” e a patrulha Gowind, ambos da DCNS?
E alguém tem mais informações sobre a viabilidade do Brasil adquirir a FN 400 em vez das FREMM?
Complementando o Nunão, vc pode se aproximar do S na manobra devido aos outros navios estarem abertos a visitaçõ publica no trecho addjacente de cais e a manobra ter sido efetivada durante a mesma Caso contrario, se em outro horario e ou outros navios não seriapermitido ao publico chegar proximo (leia-se adentrar a faixa do cais, o maximo seria possivel observar do portão que separa a faixa do cais da faixa adjacente ao mesmo (patio de manobras, ai dependendo do ponto de atracação em relação ao portão e se vc der sorte ficaria a uns 15 m do local Caso… Read more »
er .. possuo ha 18 anos …
MO
Um pergunta que pode parecer idiota, mas realmente~não tenho ideia, os Sub Nucleares tb precisam dessa manobra pra desatracar??
Abraços!!
Tudo dependerá do local, ou seja espaço p/ manobra, maré, correnteza, vento, profundidade local e outros fatores como se o navio possui um ou dois eixos e assim vai. Ser um comandante de navio é uma tarefa árdua, difícil e de extrema responsabilidade pois ele é responsável por cada membro da tripulação e do própio navio que está sob sua responsabilidade, que pertence a todos os cidadões brasileiros.
Nunão e Marcelo Ostra.
Obrigado pelos esclarecimentos.
Nunão,
Excelentes fotos. Isto mostra a sua capacidade. Mostra também a habilidade da nossa MB mesmo com poucos recursos matérias e fianceiros.
Abraços
Flamenguista, Apesar de não aberto à visitação, não havia problema algum para qualquer civil se aproximar até a distância do portaló, que dá acesso ao submarino. À entrada do portaló, um militar armado de fuzil costuma montar guarda (não só neste, como em todos os navios no cais em dias de visitação) e, no caso do submarino, informa a todos a proibição da entrada, mas que os demais navios estão disponíveis. Deve-se lembrar que era uma ocasião justamente de receber pessoas nos navios, mostrá-los, destacar tripulantes para as tarefas tanto de monitorar visitas à área externa dos mesmos quanto para… Read more »
Caramba!!! Muito bacana!!
E eu nem imaginava que os submarinos precisavam utilizar rebocadores… Que pastelança essa minha!!
Caro Nunão.
Assim como eu, acredito que todos os participantes do blog estão maravilhados e muito agradecidos pelas suas excelentes fotos, mas gostaria de saber, se possível, se vc é militar. Pergunto isso devido à proximidade do objeto fotografado. É possível que um civil possa se aproximar tanto assim de um submarino, mesmo ele não estando aberto à visitação?
Abraços e por favor, não se ofenda com minha pergunta totalmente newbie.