O resgate do Comandante do Maersk Alabama
Manama, Bahrain – Aproximadamente às 11:19h (horário de Brasília) do dia 12 de abril, forças navais dos EUA resgataram o Capitão Richard Phillips, capitão do navio Maersk Alabama.
“Este foi um trabalho incrível de equipe e estou muito orgulhoso dos incansáveis esforços de todos os homens e mulheres que tornaram este salvamento possível” firmou o vice-almirante Bill Gortney, comandante, do Comando Central das Forças Navais dos EUA. “As ações do Capitão Phillips e os tripulantes do Maersk Alabama foram heróicas. Eles lutaram para recuperar o controle de sua embarcação, e o Capitão Phillips abnegadamente colocou sua vida nas mãos desses criminosos armados, a fim de proteger a sua tripulação”.
Após o salvamento, Phillips foi inicialmente colocado a bordo do destróier USS Bainbridge. Posteriormente, foi transportado em vôo para o navio de assalto anfíbio USS Boxer, quando ele entrou em contato com a sua família e recebeu exames de avaliação médica e está descansando confortavelmente. As forças militares dos EUA têm um pirata na prisão e três foram mortos no salvamento.
FONTE: US Navy