Coletiva do Ministro da Defesa na LAAD
O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, acabou de dar uma entrevista coletiva para a imprensa durante a abertura da LAAD 2009.
Jobim respondeu às perguntas dos jornalistas, tratando da compra dos helicópteros EC-725 para as três Forças, submarinos “Scorpène” para a Marinha e o blindado “Urutu-III” (VBTP-MR) para o Exército.
O ministro ressaltou que as aquisições são para longo e médio prazos e que, por isso, não serão afetadas pela atual crise, que se espera tenha curta duração.
Os novos helicópteros que serão adquiridos para as três Forças terão muitos componentes nacionais, inclusive nos motores e na aviônica. O ministro ressaltou que as compras agora são planejadas pelo Ministério da Defesa, visando uma maior integração e padronização de equipamentos nas Forças.
Jobim também adiantou que serão assinados hoje à tarde os contratos com a Embraer, para o desenvolvimento do cargueiro C-390 e para a modernização dos caças AF-1 da Marinha do Brasil.
Perguntado sobre a questão da proteção do mar territorial brasileiro, Nelson Jobim destacou a preparação do Poder Naval para atuação na área de Vitória a Santos, a área do Pré-Sal. Jobim foi enfático: “quem entrar vai se dar mal!”
FOTO: Poder Naval OnLine