Nota oficial da Embraer sobre a modernização dos AF-1 da Marinha
A Embraer assinou hoje um contrato para a modernização de 12 jatos da Marinha do Brasil – nove AF-1 (monoposto) e três AF-1A (biposto). A cerimônia ocorreu durante a sétima edição da Latin America Aero and Defence (LAAD), feira aeronáutica e de defesa que está sendo realizada de 14 a 17 de abril no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e do Diretor-Presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado. O programa é o primeiro de grande porte entre a Empresa e a Marinha e tem como objetivo a atualização tecnológica das 12 aeronaves.
“A Embraer se sente honrada com a confiança da Marinha do Brasil na realização desse importante contrato e a acolhe com entusiasmo no grupo de clientes de defesa, que reúne mais de 20 forças armadas ao redor do mundo”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Ao selecionar a Embraer, a Marinha contribui para o fortalecimento da capacidade tecnológica instalada no país voltada à revitalização e modernização de aeronaves militares.”
Os 12 aviões que serão modernizados são conhecidos mundialmente como A-4 Skyhawk. A modernização restabelecerá a plena capacidade operacional do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha, em sua missão conjunta com os meios navais e aeronavais, nas ações de defesa do País. O programa compreende a recuperação dos aviões e de seus sistemas atuais, além de implementar novos aviônicos, radar, geração elétrica e sistema autônomo de geração de oxigênio.
Esse acordo demonstra o compromisso da Embraer em oferecer a seus clientes produtos modernos, com avançada tecnologia e serviços de qualidade. Recentemente, a Empresa tem trabalhado na modernização das aeronaves de combate F-5 e A-1 (AMX) da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais este programa, a Embraer, atuando em conjunto com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e o Ministério da Defesa, cumpre o papel de assegurar ganhos em capacitação tecnológica e geração de empregos de alta qualificação no Brasil.
FONTE: Embraer /FOTO: Cees Jan van der Ende
NOTA DO BLOG: Nosso editor Alexandre Galante antecipou e defendeu a possível modernização dos AF-1 da MB em 2007. Leia o seguinte trecho do texto:
“Sendo assim, foi instituído um Grupo de Trabalho, para estudar a revitalização e modernização dos AF-1 Skyhawk. O estudo prevê que a modernização seja conduzida no Brasil e usando o máximo possível de componentes do programa F-5BR e A-1M, levado a cabo pela Embraer e a Elbit israelense.”
Para ler o artigo na íntegra clique aqui.