NaPa 500 da MB: Northrop Grumman fornecerá sistemas de navegação
A empresa noticiou o recebimento do contrato para fornecer os sistemas aos dois primeiros navios da classe, ambos em construção no Estaleiro INACE, no Ceará.
Nesta terça-feira, 14 de abril, a Northrop Grumman anunciou que sua divisão Sperry Marine recebeu contratos para fornecer sistemas de navegação no estado-da-arte para os dois primeiros NaPa 500 atualmente em construção para a Marinha do Brasil. Os sistemas, baseados na tecnologia de nova geração VisionMaster FT e desenvolvidos para atender aos requisitos operacionais e de espaço dos navios, incluem display eletrônico de navegação e sistema de informação da Sperry Marine, giroscópios, ecobatímetros, radares de navegação, controles, gravadores de missão e outros sensores e subsistemas, sendo todos os equipamentos integrados através da rede ethernet VisionMaster FT, formando uma solução completa para planejamento de rotas, navegação e pilotagem. Os termos do acordo não foram revelados.
A empresa acrescentou que tem mais de 30 anos de relacionamento com a Marinha do Brasil, e que os sistemas encomendados também foram escolhidos pelas marinhas do México e do Chile para equipar seus navios-patrulha oceânicos. Os dois primeiros NaPa 500, atualmente sendo construídos no estaleiro INACE (Indústria Naval do Ceará S.A), em Fortaleza, deverão ser entregues neste ano. Outros quatro da classe estão em licitação e haveria planos da Marinha do Brasil para encomendar outras oito unidades ainda este ano.
Empresa também fornecerá 12 radares de navegação
No dia seguinte, 15 de abril, a Northrop Grumman também noticiou o recebimento de contrato com a Marinha do Brasil para o fornecimento de 12 radares de navegação de nova geração da Sperry Marine, os VisionMaster FT250, que operam na banda X. Trata-se de um programa de fárias fases, voltado à modernização de várias unidades da Força. Os termos desse contrato também não foram revelados. O sistema VisionMaster FT, baseado em PC, incorpora uma tela plana de alta resolução, com software capaz de identificar e acompanhar alvos com baixo retorno de sinal, em condições de mar e de meteorologia adversas e situações de proximidade com massas de terra. Os termos desse contrato também não foram revelados.
A Sperry Marine ainda está envolvida em um programa multianual de modernização dos sistemas inerciais de navios de superfície e submarinos da Marinha do Brasil, envolvendo unidades giroscópicas a laser MK39, em substituição a modelos mais antigos, MK29. Segundo a empresa, as unidades MK39 proporcionam dados de posição acurados em 3-D, fornecendo também dados precisos de atitude, velocidade e rumo para os sistemas de navegação e combate.
Fonte: Northrop Grumman Fotos: Felipe Salles – Alide
Nota do Blog: as fotos acima, tiradas no estaleiro INACE, são de matéria exclusiva da Alide sobre a construção dos dois primeiros NaPa 500 da Marinha do Brasil. Clique aqui para acessar a matéria, que traz mais fotos e informações de grande interesse, além de detalhes sobre o Navio Patrulha construído para a Namíbia pelo estaleiro.