INACE apresenta o conceito do OPV 1800
Visitando hoje o stand do estaleiro INACE – Indústria Naval do Ceará na LAAD 09, ficamos felizes em ver a maquete conceito do OPV 1800, para a Marinha do Brasil.
O INACE, de olho na futura concorrência para a MB do Navio de Patrulha Oceânico (NaPaOc) de 1.800t, está fazendo estudos para uma solução nacional que aproveita várias tecnologias disponíveis em embarcações civis, como a propulsão diesel-elétrica com azipods. Com esse tipo de propulsão, os geradores de energia podem ser posicionados em diferentes compartimentos, aumentando a capacidade de sobrevivência do navio em caso de avarias.
O engenheiro naval Marcio Igreja disse que os pods azimutais proporcionarão uma grande capacidade de manobra ao redor das plataformas de petróleo.
O OPV 1800 está sendo pensado inicialmente com armamento leve, com um canhão de 57mm, mas com capacidade para receber armamento de respeito em caso de necessidade. Para mostrar aos visitantes que reclamariam da maquete do OPV aparentemente desarmada, o engenheiro Igreja mandou fazer lançadores de mísseis RAM e mísseis antinavio. O navio também poderá receber helicópteros a bordo e operar UAVs.
NOTA DO BLOG: A classe dos NaPa 500 vai se chamar “Macaé”.