A solução espanhola para a substituição do NAe ‘São Paulo’

50

juan-carlos-i-maquete

Os espanhóis da Navantia leram com muito cuidado o END – Estratégia de Defesa Nacional – e particularmente deram especial atenção ao seguinte parágrafo:

“Entre os navios de alto mar, a Marinha dedicará especial atenção ao projeto e à fabricação de navios de propósitos múltiplos que possam, também, servir como navios-aeródromos. Serão preferidos aos navios-aeródromos convencionais e de dedicação exclusiva”

No entendimento da Navantia, a busca por um substituto para o NAe São Paulo recairá sobre um navio multifuncional, uma vez que os NAe convencionais mostram-se cada vez mais caros de se construir e manter. Sendo assim, a Navantia está preparada para apresentar um navio de assalto anfíbio, como o ‘Buque de Proyección Estratégica’ (BPE) Juan Carlos I.

O Juan Carlos I é um navio dotado de um convés de voo com uma rampa “ski jump” de 12º na proa. Sua concepção baseia-se muito na classe norte-americana “Wasp”, classificada como LHD (Landing Helicopter Dock).

O ‘convoo’ possui 201,9m de comprimento e pode operar ao mesmo tempo 4 CH-47 Chinook ou 6 helicópteros de porte médio como o SH-3D ou o NH-90. Existem dois elevadores que comunicam o convoo com o hangar, sendo um na popa e outra a vante da ilha.

O grupamento aéreo é bastante versátil, podendo variar de acordo com a missão. Até 30 aeronaves podem ser embarcadas. Isto é possível, pois a convés de veículos leves pode ser utilizado como hangar aeronaves, se este for o caso.

Juan Carlos I-1

plano do convoo

Juan Carlos I-2

plano do hangar

O navio ainda conta com um convés para cargas pesadas com 1.400 m2 para acomodar MBT como o M-60 ou o Leopard. Esta área pode ser incrementada com o uso da doca para transporte de MBT, elevando o número total de blindados para 46.

Na configuração para assalto anfíbio até quatro LCM podem ser transportados na doca alagável e há acomodações para 900 fuzileiros/soldados.

Este projeto recente já teve até um comprador externo. Trata-se da Austrália, que em 2007 acertou a construção de duas unidades (Canberra e Adelaide) baseadas no Juan Carlos I.

juan-carlos-i-maquete2

juan-carlos-i-maquete3

FOTOS/DESENHOS: Poder Naval OnLline/Armada da Espaha

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments