Financiamento dos submarinos já tem 70% do valor acertado
Governo brasileiro entrará com os outros 30%
Conforme anunciado por fontes francesas durante a LAAD 2009, 70% do financiamento bancário para o programa de desenvolvimento de submarinos (PDS) da Marinha do Brasil já está concluído. O montante informado é um pouco superior ao divulgado em fevereiro, atingindo o valor de R$ 8,8 bilhões.
O banco BNP Paribas, maior entidade financeira do negócio, solicitou garantias por parte do governo francês para a conclusão do mesmo. O governo francês foi capaz de prestar esta garantia através da agência de crédito à exportação COFACE. Outros 30% do financiamento estão a cargo do governo brasileiro.
Atualmente a DCNS e a Marinha do Brasil estão trabalhando em conjunto para cumprir as etapas administrativas do contrato, composto por milhares de páginas de documentação.
Com a definição do financiamento e a conclusão do processo burocrático, o contrato pode entrar em vigor no início do mês de Setembro deste ano. Mas para isso é necessário a realização de um depósito inicial. Este montante ainda está em estudos e pode variar entre 5 a 15% do montante total.
FOTO: Poder Naval Online