A imagem é tudo
A Marinha deve ter suas razões para ter enviado o NDCC Garcia D’Ávila (foto abaixo) à China, a fim de participar das comemorações dos 60 anos da PLA Navy.
Só não entendemos porque, num evento desse tipo, onde as Marinhas procuram mostrar o que têm de melhor, o Brasil enviou um navio de apoio de segunda-mão.
A MB perdeu uma grande oportunidade de mostrar um navio construído ou modernizado no Brasil, como uma fragata da classe “Niterói” (na foto acima), que apesar de velhas, continuam válidas depois do MODFRAG. Se a Marinha pretende continuar disputando o mercado de navios de guerra no exterior, através da Emgepron, nada melhor do que enviar navios feitos aqui e que utilizam tecnologias nacionais.
Lamentável mesmo.
E a outra foto da Niterói no pôr do sol estava magnífica.
Boa! =)
Já virou papel de parede aqui. Rs
Concordo plenamente. Enviar o G-29 para uma Parada Naval… Seria melhor enviar apenas uma comitiva de oficiais, ou mesmo o pessoal da Embaixada.
Talvez o LM possa esclarecer o porque do envio do G29.
A principio pensei tratar-se pelo fato do G29 ter um alcance maior do que as fragatas, ainda mais tratando-se de uma viagem tao longa e assim, pouparia dinheiro.
O Ostra esclareceu aqui que o G29 teve problemas nas maquinas a caminho, entao, o que teria sido uma “vantagem” a principio deve ter dado é dor de cabeça.
abraços
mudando um pouco de assunto, mas relacionado com a MB, nesse link tem uma bela reportagem sobre o futuro missil anti navio que ira equipar a MB no futuro…
ano que vem ja vao testar o motor…
http://www.defesanet.com.br/04_09/mbssm.htm
No coments Galant, na próxima vai o parnaíba…
Com aquele porão todo deverá vir radares 3d,S-300,misseis,
artilharia,tudo com manual,plantas,para fazermos engenharia
reversa ,a troco de garantirmos fornecimento diario de
150 mil barris de petroleo a partir de 2015…..
Parada naval é parada naval. Todos setores da MB tem que participar de viajens internacdionais.
realmente parada naval = fashionweek, se assim o fosse pq nao foi o Jorge Uoshinton ? quer dizer que não é uma homenagem a comemoração da Marinha do Exercito Chines .. é o mesmo que julgar que o fulano foi no meu aniversário vestido tal e qual e não o porque que ele foi me parabenizar …. alem de …. mostrar o que um navio de projeto de 1970 …. ta ta bom …. opa !, mandava tbm um cascavel e um bandeirante …. Se assim o fosse então aquela parada naval que teve no RJ foi então piada né… Read more »
Amigos, talves, o Brasil tenha receio que a China se torne um provavel oponente militar e que por esse motivo preferiu não enviar seus meios navais mais eficases para aquelas águas. Lemos, a todo momento, que hoje em dia o que mais acontece nos meios militares e a capitação de dados de navios, caças e etc, sua assinatura acústica e afins. Não seria por esse motivo? Lembro que há poucos meses uma Inhauma, salvo engano, foi participar de operações perto daquela área. Se estiver errado, me corrijam.
Cordialmente.
Bom chopp meu amigo…eu terei que levar minha filha a um raio de um parquinho com cama elastica …enfim…
abraços!!!!!
Mineiro,
Nao enviamos nenhuma Inhauma ao oceano Pacifico, vc lembra de onde tirou esta noticia?
abraços
Alex Barros,
ai que vc se engana…
em primeiro lugar os poroes serao completos com os uniforme das nossas Forcas, pois os mesmos sao chineses, incrivel ne ?!?!?!
Boa matéria essa! Estava pensando justamente nisso. Por que a MB mandou para a China o G-29? Será que há alguma explicação técnica ou foi apenas uma livre escolha, no meu entender, má feita!
Sds a todos.
Em exercicios navais com os EUA, agora que foi enviado o submarino Tikuna, até então eram enviados submarinos mais antigos. O motivo era justamente a questão já mencionada de captação de assinaturas acusticas e magneticas. O exercicio militar ao qual menciono ocorreu faz pouco tempo e foi postado uma noticias neste blog(se bem estou lembrando). Agora que o tikuna foi para esse exercicio…
Bem, se vier uma muambinha sem compromisso, só para fazer a alegria da galera, tudo bem…
Dalton em 24 Abr, 2009 às 16:16, Prezado, no meu comentário não afirmei que as Inhauma foram ao Oceano Pacífico. Disse que as mesmas “participaram de operações perto daquela área”. A área que me referi foi a China num todo, e não no Oceano Pacífico em questão, desculpe se lhe induzi a erro. Me embasei em um post deste renomado Blog naval – agora não me lembro a data – que informava que uma Inhaúma participava de exercícios perto do Irã, houveram até vários comentários a respeito. Não tenho precisão nos dados relatados, tanto o é que no meu comentário… Read more »
Mineiro,
muitas vezes a midia publica noticias sem nexo, quer dizer, sem nexo para alguns de nós, mas nao deixa de ser interessante conhece-las por isso perguntei se vc lembrava onde tinha lido.
Se me conhecesse nao pensaria isso de mim, pois estou aqui para aprender também, e jamais caçoaria de alguem por ter menor conhecimento do que Eu, se for o caso.
nem sempre conseguimos nos expressar de maneira correta aqui, principalmente quando nao dispomos de muito tempo como foi o meu caso…desculpe se deixei má impressao…nao foi o caso.
abraços
Dalton em 24 Abr, 2009 às 17:07,
Prezado, são águas passadas, tá tudo certo, tá chegando a hora do chopp e nessas horas ficamos com o teclado mais nervoso mesmo. Levantar âncoras!
Eu acho que estamos polimizando o assunto, Parada Naval nunca foi desfile de modas. A China não vai encomendar navios brasileiros até porque eles constroem o que precisam. Acho que cada país envia o que pode no momento, se assim fosse, os EUA mandariam um CVN pra lá. Quem sabe o Garcia D’ávila não está trazendo alguma encomenda mesmo?
Obrigado, mais não se desanime ainda, o parquinho é fichinha perto de vc ter de acordar de madrugada para pagar a garota na balada. Isso sim é dose. Mais uma filha é uma dádiva divina, carinho igual não há. Saudações e bom fim de semana.
Concordo integralmente com o comentário do post.
“Só não entendemos porque, num evento desse tipo, onde as Marinhas procuram mostrar o que têm de melhor, o Brasil enviou um navio de apoio de segunda-mão”
E eu nao entendo o pq de um país do tamanho do Brasil, ter navios de segunda mao !!!
Bem ou mau, o Garcia Dávilla fez o que se esperava da ocasião. Foi até o local, desfilou, cumprimentou o aniversariante e agora se prepara para o regresso.
Só espero que a maquinaria de propulsão não dê “pipinos” na perna de volta. Mesmo a tripulação não sendo muito conhecedora da mesma (lembremos que o G-29 chegou faz pouco tempo), eu confio plenamente na mesma.
abraços.
confio plenamente na mesma, quis dizer na tripulação, é claro. Mesmo ganhando menos do que merecem, fazem o melhor que podem.
abraços.
Foi o que pensei quando deram a noticia, todos la com os “de briga” e a gente com uma “kombi”…
Não da para entender.
[ ]´s
Prezado Dalton, O planejamento foi no sentido de se enviar um dos navios de transporte e desembarque, uma vez que, por serem os principais meios para projeção de poder sobre terra dentro da MB, esses navios precisam, em caso de conflito distante de nosso litoral ou em missões de paz da ONU, realizar grandes deslocamentos. Assim, é necessário manter suas tripulações adestradas a esse tipo de missão, e familiarizando-as com operações conjuntas com outras marinhas. Os meios navais da Esquadra cumprem um revezamento nas comissões, principalmente naquelas de longo curso. O NDCC Mattoso Maia realizou recentemente, diversas comissões apoiando a… Read more »
Creio que a razão de a Marinha ter mandado o G-29 seja a necessidade de instruir a tripulação do navio. Como a grana tá curta e mandar uma escolta lá pra China sairia caro, resolveu-se matar dois coelhos com uma só cajadada: ao mandar o Garcia pra lá, a Marinha representou o Brasil na parada naval e deu o necessário treinamento à tripulação.
Calma gente , ainda bem que não mandaram o Bauru!vcs também reclamam de tudo =0)
Sem contar uma possibilidade que os expantados nao pensaram … eventualmente existem embaixadas, consulados, representações brasileiras e ainda Timor Leste, ele nao poderia (eventualmente, novamente) ter sido escalado pela sua capacidade de carga, seja na ida e ou na volta
Talves ajude a afastar um pouco os lamentos e expantos … quem sabe …
MO
Acho que enviar uma Rademaker ou coisa do tipo não seria muito inteligente. Não possuimos tantos navios capazes para enfrentar qualquer problema no presente e enviar um desses melhores seria deixar o Brasil mais indefeso ainda.
Manda qualquer coisa, o que vale é a presença! Se for para adestrar a tripulação foi uma decisão mais inteligente ainda. O Brasil não teria comprado ou está transportando alguma coisa comprada de nós por algum país da região? Seria interessante saber e uma forma de entender o porque de uma navio como este ser enviado.
um abraço
Derrepente, por ser o G29 o mai novo “velho” navio incorporado, tivesse mais condições de mar que os demais (e mesmo assim teve problemas de máquinas). Não querendo esculhambar a nossa querida Marinha, mas fico a pensar se temos alguma fragata realmente em condições de navegar até a China atualmente.
Abraço.
Prezados amigos Mauro e Marujo,
O Galante irá postar em breve um texto que escrevemos sobre todos os programas em andamento na MB (Incluindo-se ai o que aconteceu na LAAD).
Vamos esperar ele publicar para podermos debater sobre os futuros escoltas, NaPaOc, etc.
Quanto a sua pergunta Marujo. O NaPaOc será escolhido no segundo semestre, e o processo de seleção, assim como está ocorrendo com os escoltas, será semelhante ao do F-X2 da FAB.
Abraços
LM, faço meu o pedido do Mauro, com os seguintes acréscimos: o modelo do NaPaOc será selecionado este ano? Será mesmo um processo similar ao FX-2? Quais são os navios que estão sendo oferecidos à MB e quais os mais prováveis para integrar a shor list?
LM,
obrigado pela resposta quanto ao topico G29…e nao querendo abusar, como anda a modfrag?
abraços
Prezado Dalton,
A fragata “Rademaker” iniciará seu PMG e a MB irá realizar aproveitar para realizar sua revitalização ∕ modernização. Este será o primeiro navio da Classe Greenhalgh a passar por esse programa.
Sds
Concordo plenamente com todos. Realmente deveriamos ter mandado a Niteroi para nos representar nesse evento. Infelizmente há uma mentalidade de excesso de modéstia por parte do comando da força.
Eu me fiz essa mesma pergunta e até agora não consegui respondê-la.
O Brasil parece que gosta de cultuar o complexo de vira-latas!
Mandassem a Barroso ou o Tikuna, mas o Garcia D’Ávila pegou mal…