Agora é AW159 Lynx Wildcat
Em cerimônia na AgustaWestland, em Yeovil, foi anunciado que o Future Lynx passa a partir de agora a ser oficialmente designado como o AW159 Lynx Wildcat.
O programa Lynx Wildcat irá entregar uma frota de 62 novos helicópteros para o Exército e a Real Marinha a partir de 2014 e 2015, respectivamente.
A variante naval proporcionará uma ágil capacidade aérea, que será um elemento importante para o navio na defesa contra as ameaças de superfície, podendo também atuar na luta anti-submarino, agir como um helicóptero utilitário leve ou apoiar as operações anfíbias.
O Ministro da Defesa Britânico, Quentin Davies, afirmou:
“Estou contente por estar aqui hoje, em Yeovil para marcar a mudança de nome do Future Lynx para Lynx Wildcat.
Este é um bom momento para ressaltar os importantes progressos que foram feitos sobre este programa e para mostrar a importância que o Governo atribui a ele.
O nome Wildcat evoca memórias de sucessos em campanhas anteriores e estou confiante de que esta nova aeronave também irá provar o seu valor nas operações.”
O nome ‘Wildcat’ recorda o nome dado ao Grumman F4F(aeronave de asa fixa embarcada) que foi amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. A aeronave deixou o serviço operacional em 1945, mas algumas aeronaves ainda persistem em voar, como uma pertencente ao acervo do Imperial War Museum Duxford.
Fonte: RoyalNavy/AgustaWestland
Nota do Blog: Nada mais apropriado para o Lynx, que ha muito tempo já era considerado (e apelidado) pelos seus operadores com o “Gato Selvagem”, inclusive na MB, que provavelmente terá o Lynx Wildcat como sucessor natural dos atuais Super Lynx do HA-1.
“…….. “Gato Selvagem”, inclusive na MB, que provavelmente terá o Lynx Wildcat como sucessor natural dos atuais Super Lynx do HA-1.
…….”
Deus te ouça….
Ver um bixão desses ai na MB seria muito bom.
Lembro há uns vinte anos, numa revista especializada, uma propaganda da Westland a respeito do Lynx, que dizia ” Lynx – Very Able Seaman” – continua sendo! São impressionantes as qualidades dessa aeronave. Certamente a MB saberá apreciá-las em momento oportuno.
Só acho que a MB tem pouquíssimos Super Lynx.
É um heli formidável.
Olha a quantidade de mísseis, isso sim.
São HellFire??????????????? ou o Hot III????????????
abraços.
Olha os sensores do bicho… olha os sensores!!!!!!!
Marujo,
Levando-se em conta que a MB hoje dispõe de 14 navios* aptos a operá-los como aeronave orgânica, o número mínimo deveria ser de 30 Super Lynx’s (limite mínimo de 02 aeronaves p/ convoo).
Se considerarmos o Nae. São Paulo também, 35 aeronaves, para se operar com uma relativa disponibilidade para atender toda a Esquadra.
Abraços,
*: 06 Niterói, 03 Greenhalgh, 04 Inhaúma e 01 Barroso.
Temos 12 SH que estão tendo sua aviônica revitalizada; seis deles vão receber Flir; os outros seis, capacidade para tal. Na opinião dos colegas do blog, qual deve ser a dotação mínima de Lynx para a MB?
O Lynx-SuperLynx é sinal de uma encomenda bem-feita de um equipamento militar com capacidade de atualização e crescimento.Certamente, os responsáveis pelo FX2 estão atentos a essas potencialidades futuras dos vetores e não somente às suas vantagens imediatas.
Nossa!!! Eu já gostava do Super Lynx, desse aí nem se fala!!! Será que a MB tá antenada??
É verdade que o HA-1 é considerada a seguda melhor unidade de SH do mundo depois da Royal Navy?
sds
O Future Lynx é um projeto inteligentíssimo, e mesmo assim esteve quase a ponto de ser cancelado por razões orçamentárias em UK. Ainda bem que não o foi. E o novo nome não poderia ser mais adequado. Sendo considerado um dos melhores (o melhor na minha “humirde” opinião) helicópteros navais do mundo, ele é rápido, ágil, bem armado, e pode operar em navios de pequeno porte com a mesma facilidade de um grande. Pode ser empregado em ataques a navios, em suporte a tropas em terra, em missões de esclarecimento, caça a submarinos, SAR, e até como “iscas” para mísseis… Read more »
Há algum tempo foi anunciado no site da defesanet que Ministério da Defesa do nosso país escolheu comprar 12 seahawks para substituir os SH-3 do esquadrão HS e outros 10 para começar a substituir os SuperLinx do esquadrão HA. Eu espero, desejo ardentemente, que a MB já esteja se movimentando para comprar os Lynx Wildcat para integrar novamente o HA, pois ficar com os seahawk vai ser a pior mancada. Nem os norte-americanos estão querendo mais esses helicópteros que qualquer tirinho cai. Viva Agusta Westland AW159 Lynx Wildcat, onde duas empresas de excelência de produção de helicópteros se uniram para… Read more »