Agora é AW159 Lynx Wildcat
Em cerimônia na AgustaWestland, em Yeovil, foi anunciado que o Future Lynx passa a partir de agora a ser oficialmente designado como o AW159 Lynx Wildcat.
O programa Lynx Wildcat irá entregar uma frota de 62 novos helicópteros para o Exército e a Real Marinha a partir de 2014 e 2015, respectivamente.
A variante naval proporcionará uma ágil capacidade aérea, que será um elemento importante para o navio na defesa contra as ameaças de superfície, podendo também atuar na luta anti-submarino, agir como um helicóptero utilitário leve ou apoiar as operações anfíbias.
O Ministro da Defesa Britânico, Quentin Davies, afirmou:
“Estou contente por estar aqui hoje, em Yeovil para marcar a mudança de nome do Future Lynx para Lynx Wildcat.
Este é um bom momento para ressaltar os importantes progressos que foram feitos sobre este programa e para mostrar a importância que o Governo atribui a ele.
O nome Wildcat evoca memórias de sucessos em campanhas anteriores e estou confiante de que esta nova aeronave também irá provar o seu valor nas operações.”
O nome ‘Wildcat’ recorda o nome dado ao Grumman F4F(aeronave de asa fixa embarcada) que foi amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. A aeronave deixou o serviço operacional em 1945, mas algumas aeronaves ainda persistem em voar, como uma pertencente ao acervo do Imperial War Museum Duxford.
Fonte: RoyalNavy/AgustaWestland
Nota do Blog: Nada mais apropriado para o Lynx, que ha muito tempo já era considerado (e apelidado) pelos seus operadores com o “Gato Selvagem”, inclusive na MB, que provavelmente terá o Lynx Wildcat como sucessor natural dos atuais Super Lynx do HA-1.