BAeNSPA operacional com os AF-1/1A
No último dia 02 de abril, a pista de pouso da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia(BAeNSPA) voltou a ficar operacional para as aeronaves de asa fixa. A pista estava interditada para este tipo de aeronave desde outubro de 2008, pela necessidade de aumentar a segurança das operações aéreas por meio da substituição dos rejuntes das placas de concreto.
Com a conclusão dessa parte das obras, foi possível o regresso, no dia 6 de abril, dos Falcões N-1021 e N-1022 (AF-1A), que se encontravam desdobrados na Base Aérea de Santa Cruz (BASC) desde 29 outubro de 2008, onde o VF-1 foi cordialmente acolhido pelos 1º/16º GAV (Adelphis) e 1º GAvCa (Jambocks e Pif Pafs), e de lá pôde cumprir todas as missões e adestramentos necessários à manutenção da proficiência em vôo dos pilotos e do aprestamento dos meios da Força Naval.
Entre a decolagem de SBSC e o pouso final em SBES, os aviões executaram uma sortida para conduzir um ataque simulado à uma Força Naval no mar, composta pelos navios participantes da Operação ADEREX I/09. Destaca-se que a bordo do Falcão N-1021 durante este evento encontrava-se o ComForAerNav.
Com a conclusão de todas as obras prevista para julho deste ano e que incluem o alargamento lateral da pista, reforma dos pátios e das pistas de táxi, além do incremento da segurança das operações aéreas, o aeródromo, hoje homologado como Categoria “3-A”, terá sua capacidade ampliada para a operação de aeronaves de maior envergadura, até o porte do A-320 Presidencial, passando à Categoria “3-C”, o que significará um grande incremento na capacidade operacional da BAeNSPA, permitindo um melhor apoio às operações combinadas que envolvam aeronaves de grande porte, bem como uma alternativa segura para as aeronaves civis em emergência que estejam voando sob o Controle de Aproximação do Aeródromo da BAeNSPA (APP Aldeia).
BAeNSPA: a potência de nossos motores está de volta!!!
Falcão, Asas Soberanas da Marinha.
Fonte e fotos: ComForAerNav
Nota do Blog: BRAVO ZULU VF-1 e BAeNSPA!
Olha o Hangar do Zepellin da BASC. Da época do “oca”.
Isso nem deveria existir mais. Reunir todos os aviões de uma BA em um único local, é pedir para levar um Tomahawk da vida na cabeça e ficar se perguntando o que aconteceu.
Muito relevante a informação sobre a conclusão das obras da BAeNSPA, materializada, a princípio, numa das fotos do post c/ o A-1, o AF-1 e o F-5.
Por outro lado, parece um luxo o vôo VIP no AF-1. Duas razões: o risco para a autoridade e uma vaga de cockpit a menos para os aviadores.
Concordo Vassili.
Os Falcões estão de volta!!!!
Deus Abenções os Aviadores Navais!
Mas parando com as críticas que não levam a nada, os pilotos do VF-1 devem estar felizes de poder voltar para o ninho. E a MACEGA full operation.
Adorei a foto do A-4 com o AMX e F-5. Simplismente eles precisam sempre estar juntos em sinergia entre FAB e MB.
Essa última foto é digna de papel de parede no meu windows!
E é fantástico saber que ops falcões estão no ar novamente!
Vassili, pelo jeito vc nunca foi à BASC. Aquele hangar é o único hangar de dirigíveis existente no mundo!!! Foi construído pelos alemães na década de 30 para receber os Dirigíveis Graf Zeppelin e Hindenburg, nos voos que estes faziam ligando a Alemanha até Buenos Aires, passando por Natal e Recife (onde existe ainda o mastro de atracação destes objetos voadores que até hoje são os maiores construídos pelo homem para navegação aérea) O hangar é tão grande que é visto de longe lá da BR-101 para quem segue rumo à Costa Verde, sul do Estado do RJ (Angra dos… Read more »
Só um lembrete, o hangar é tombado pelo patrimônio histórico, só não sei dizer se nacional, estadual ou municipal, e é uma pena que a via férrea que atendia a BASC, bem como a que atendia o Campo dos Afonsos, não tenham sido conservadas também.
Exato! Noel, tombado pelo IPHAN. Ainda existe os trilhos próximo ao hangar.
Já estive algumas vezes na BASC e o hangar é, de fato, enorme.
Se trocasse o A-1 por um F-14, daria até para dizer que era um treinamento “Top Gun” 🙂
Para o pessoal de S.P.d’Aldeia acabou a hora do Jornal Nacional e das novelas. Minha esposa comenta que as esposas dos aviadores deveriam prendê-los à noite. Esse é um dos horários preferidos para o treinamento noturno de Toque e Arremetida. Imaginem o silêncio da região e o pessoal só rugindo, além do Heli que também fica rondando. É de arrepiar acompanhar essa “faina”. Qdo. estão a todo vapor, alem do toque e arremetida, ficam voando em formação (2) entre Rio das Ostras e Maricá. Espero que esses tempos voltem. Há o pessoal da Marinha também esta encarregado do Controle de… Read more »