Clique no infográfico abaixo para ampliar e ler dados interessantes do único navio-aeródromo em operação no Hemisfério Sul.

NAe São Paulo A12

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

em operação? ta mais tempo parado que outra coisa.

Robson

Pensei o mesmo quando li… tu se adiantou no comentário rsrsrs

Tiago Jeronimo

Pensei o mesmo quando li… tu se adiantou no comentário rsrsrs[2]

Marcos T.

Tão querendo mudar o numero de A12 para A14…

Acharam mais dois problemas…

Marcos T.

Agora não venham me dizer que ta parado para modernização disso ou daquilo… Nem eu caio mais nessa.

Marcos T.

Tá na hora de começar a admitir que foi um grande erro.

PC

Quando fui visitá-lo em 2004, me foi dito com orgulho (e merece) que os franceses quando vieram aqui vistoriar o navio por algum motivo, se espantaram com o estado de conservação do navio – estava em muito melhor estado conosco do que com eles (havia melhorado).
Sds

Raphael Barros

Esse navio modernizado, bem armado e utilizando aeronaves como o Super Etendard ou F-18A/B americanos daria um ótimo porta-aviões para o Brasil e poderia até pensar em adquirir mais. Os A-4 ficariam como treinadores ou para simular caças inimigos.

Mais fazer o quê a verdade é que a marinha não tem nem dinheiro para colocar combustível nesse porta-aviões.

Fred

E pensar que tem gente que acha que seria um ótimo negócio comprar o antigo “Kitty Hawk”… Acho que a Marinha precisa ser mais flexivel, mais atualizada, gastar menos com esse navio tão antigo e partir para algo bem mais moderno, inteligente; seguir o exemplo de outras Marinhas do mundo, que já se movimentaram no sentido de possuir LHAs e LHDs. Da mesma forma que o encouraçado, o porta-aviões CTOL já viu seus dias de glória… as chances de outra Batalha de Midway acontecer são muito remotas, para dizer o mínimo. É muito mais provável que o Brasil se envolva… Read more »

Richard

Caro Fred, Parabéns

Comentário lucido, embasado, direto e, principalmente, correto.

Dalton

Pois é Fred…

a unica coisa que sustenta a existencia do Sao Paulo é a tal possibilidade de se construir um porta-avioes de cerca de 40.000 toneladas para substituir o Sao Paulo em 2025.

Este porta-avioes deverá ter sua construçao iniciada em…2019, penso que no maximo, porém, será que teremos os recursos para realizar tudo o que se deseja em um prazo de 10 anos apenas?

Quanto o submarino nuclear, incluindo a infra-estrutura para construi-lo nao consumirá?

Espero estar errado.

abraços

Camilo

Passei agora pouco pelo elevado da Perimetral e ví uma fumaça preta, densa, vindo da Ilha das Cobras. Não deu outra, o Opalão tava lá esquentando o motor. Igual àquela vez que ele esteve aqui, ainda como Foch, atracado na Praça Mauá. Quando ligou as máquinas para partir, soltou o mesmo fumacê. A diferença é que hoje o vento soprava para o mar e naquela ocasião era o contrário. A fumaça foi toda para o centro da cidade. Será que agora o bicho sai da toca de vez?

marinheiro

Pessoal, em breve a MB deverá anunciar a compra de dois navios classe Mistral, recem contruidos da França…
Segundo consta, a França negocia a venda pois deverá contruir mais 2 desta classe para aquecer a contrução naval e amenizar os efeitos da crise…

Abraço.

majunior

hahahaha eu me lembro dissso! mta fumaça eles chamam de rabanagem hahahahahaha

Mauricio R.

“…lanchas rápidas, para lançar ataques contra navios…” Então infelizmente esse pessoal está restrito as “águas marrons”, no mto são forças policiais navais de limitada capacidade. “…e partir para algo bem mais moderno, inteligente; seguir o exemplo de outras Marinhas do mundo, que já se movimentaram no sentido de possuir LHAs e LHDs.” Esse pessoal se já não tem, está se movimentando p/ ter acesso ao “clubinho do F-35B”; pois caso contrário estará restrito a somente operar helicópteros e estes são de desempenho e capacidade de enfrentamento limitados, carregam pouco armamento e tem curto alcance. “Já pensou se não fosse na… Read more »

Sérgio

Nem a fumaça serve para espantar os pescadores q ficam na curvinha!

Tive a oportunidade de visitá-lo logo após a incorporação, estava no pier da Pça. Mauá e era realmente um lixo, comparando com o A-11. Péssima conservação, a area do hangar pior e o elevador central muti lento.
Em recentes contatos, mencionaram estar uma beleza. Vivas ao AMRJ.

Marcelo Brandão

Conversei com algumas passoas ligadas ao AMRJ… aguardem… tá parecendo o Adriano de volta ao Mengão… cheio de problemas… beberrão… mas quando entrar em campo vai calar muita gente!!!!
Vamos ter a torcida do Mengão gritando… Oh o Imperador voltou…
e que sabe o pessoal da Aviação Naval… Oh Opalão voltou…
rsrsrsrsrs… mas falando sério… aguardem!!!

Robson Br

RodrigoBR concordo com você O pessoal do Blog sempre tem as melhores informações sobre o nosso A-12. Além do mais quase todos foram ou são militares. Tenho sobrevoado quase que quinzenalmente o PA e sempre vejo obras nele e inclusive fiz fotos. Para a turma das águas marrons ele não serve mesmo. A china e a índia também estão se armando com PA. O dupla A-12 + A-4 é o caminho, uma transição barata e eficiente para um novo Poder Naval que esta se desenhando. Para quem conhece e lida com o pessoal da ativa da área técnica e aquisição… Read more »

joao terba

Esse navio é apenas para treinamento,assim como os aviões,ele nunca vai sair do Brasil.abraço.

Fred

Aproveitando, para quem quiser saber mais sobre o planejamento futuro da aviação da Marinha Americana (US Navy), segue o link.

http://depts.washington.edu/uwnrotc/intro/Naval_Aviation_Vision_2020.pdf

Muito interessante.

Fred

Caro Maurício R., em primeiro lugar, obrigado pelos seus comentários. É sempre muito complicado expor idéias, principalmente se divergem da maioria. Ao contrário, é fácil criticá-las, mas acho que isso engrandece a discussão. Segundo, se permite a réplica, discordo em alguns dos seus pontos, que passo a comentar. “Então infelizmente esse pessoal está restrito as “águas marrons”, no mto são forças policiais navais de limitada capacidade.” -sim, e isso não tira o mérito de nenhuma marinha. Vide a Marinha da Suécia, por exemplo, altamente profissional e focada na defesa do seu litoral. Convenhamos que ela opera no Mar Báltico e… Read more »

RodrigoBR

…Imagens mostrando o antes e o depois das modernizações…

RodrigoBR

Para quando está prevista a volta do São Paulo ao mar? o Blog do Poder Naval poderia fazer uma matéria sobre todas as modernizações e melhorias que foram feitas no São Paulo com fotos, entrevistas com vídeo com o pessoal encarregado, pilotos, etc???

Seria d+! 🙂